No começo dos anos 90 estávamos caminhando lado a lado: os vídeos de skate norte-americanos eram toscos (na captação/edição/artes), e os nacionais também. Na crise, o que contava era o registro da evolução das manobras, nem todas executadas com perfeição (era o começo do switchstance, e era feio pra caralho). Mas, o tempo passou, a crise passou e os vídeos de skate foram melhorando em qualidade técnica. Mas não por aqui.
Na minha opinião, as revistas de skate nacionais conseguiram dar o salto de qualidade para se igualar à produção internacional, mas os vídeos não. Isso aconteceu ali em algum momento do final dos anos 90, começo dos 2000. As fotos melhoraram, a diagramação melhorou, a impressão melhorou, enfim, a conjunção de uma série de fatores que conduziu à uma melhora significativa na qualidade editorial brasileira. Todavia, o mesmo não pode ser dito sobre a produção audiovisual. Estagnou. O salto de qualidade nunca aconteceu. Pode ser que o motivo seja a diferença nos equipamentos (câmeras melhores, computadores mais modernos, orçamento mais generoso, etc), mas o mesmo poderia ser dito em relação às revistas, e elas conseguiram driblar essas adversidades. Então, há também a hipótese da ausênsia de visão e/ou empreendedorismo, tanto por parte dos realizadores quanto por parte dos financiadores. Seja qual for a explicação para a baixa qualidade, nada justifica nosso estranho prazer em usar manobras "chimbadas" (é assim que escreve?) ou voltando a zero por hora. Quantidade nem sempre é qualidade.
Mas olha só, há esperança! Nos últimos tempos a coisa deu uma melhorada, talvez em função do aquecimento da nossa economia e do consequente acesso à equipamentos melhores. Mais grana, mais tecnologia. Mais tecnologia, mais qualidade. E isso tem se manifestado na produção recente. Bem recente.
CityZen, dirigido por Guilherme Guimarães, é certamente o vídeo de skate nacional mais aguardado dos últimos tempos. O caminho para se diferenciar, nesse caso, não parece ter sido a tecnologia atual, mas sim a tecnologia do passado: as imagens captadas em super-8 dão aquele charme analógico para a produção que virá encartada (DVD) na próxima edição da revista CemporcentoSKATE.
Confira o trailer:
...
quarta-feira, 17 de abril de 2013
CITYZEN
Salve o ZINISMO em sua lista de favoritos:
Marcadores:
cemporcentoskate,
cityzen,
guilherme guimarães,
skate,
vídeos de skate
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!