terça-feira, 8 de maio de 2012

3 MOTIVOS PELOS QUAIS SOU GRATO AOS BEASTIE BOYS

No dia 04 de maio de 2012 recebi a triste notícia que faleceu Adam Yauch, ou MCA, um dos membros do Beastie Boys. Como lembrança resgatei a capa de um zine que fizemos (eu e o Viegas) em 1995 que falava justamente sobre a passagem da banda no Brasil.
Os Beastie Boys na década de noventa conseguiram o feito de fazer uma grande parcela da juventude musical mudar a concepção que tinham sobre música. Talvez muito do que eles conseguiram não seja visível hoje, mas eu sou um sobrevivente da história e faço questão de listar três motivos pelos quais sou grato aos Beastie Boys:

1 - Os Beastie Boys tinham o selo Grand Royal que lançava revistas, cds, bandas e etc. Foi uma inspiração para muitos a idéia de ter um "conglomerado" que lidasse com vários tipos de mídia e linguagens ao mesmo tempo (fora que eles tinham um mini rampa de skate no escritório!);

2 - Os Beastie Boys quebraram a idéia engessada que muitos tinham do que podia ser uma banda pois tocavam variados estilos como rap, hardcore e musica instrumental. Além disso, trocavam de instrumentos com naturalidade durante o show. Com o disco Check Your Head revolucionaram realmente a idéia que eu possuia sobre estilos musicais e bandas. Muitas bandas reproduzem estes conceitos hoje em dia e soa naturalmente, mas acreditem, isto realmente não era assim!

 3 – Os Beastie Boys eram engraçados e irreverentes. Uma das bandas mais divertidas e joviais que conheci. Em um mundo cabisbaixo faziam a diferença também por isso!




Namaste MCA!




...

Um comentário:

  1. E ae Flavio Grão, encontrei esse post graças a uma busca por informações do show deles no Olympia. Vi que você tem o zine, espero que ainda o tenha. Será que você digitalizou este número, e se positivo onde posso encontrar ? Será que lembra de mim ? Dica: SENAI

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!