sábado, 28 de setembro de 2013

ELROY FARÁ SHOW EM SP


Para alegria da nova geração (que não os viu na época) e também para saciar a saudade dos mais, digamos, "experientes", algumas (boas) bandas paulistanas dos anos 90 têm retomado as atividades e/ou se reunido para shows esporádicos. Vou buscar de cabeça: Againe, Polara, IML e Echoplex. Completando esse time, quem acaba de anunciar um show é o Elroy, do multi-bandas Rafael Crespo. O Elroy navegava ali pelo encontro do mar do indie rock/guitar com o rio do post hardcore.

O show será no dia 26 de outubro, na Casa do Mancha, na Vila Madalena, São Paulo, SP. Rua Felipe de Alcaçova, S/N. Tel: 11-3796-7981. Não encontrei informação de horário e preço. O pico tem uma fanpage, e logo mais deve subir as infos completas por .

A foto é atual, da formação que vai se apresentar dia 26.

...

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

POGO



Po.go sm. estilo de dança geralmente apresentado pelo público em shows de punk rock. Não tem uma técnica exata para sua execução, porém seus praticantes a utilizam para exteriorizar suas insatisfações, com movimentos bruscos de braços e pernas, em uma tentativa de se livrar de demônios interiores.

Enquanto prepara os últimos detalhes do Mitologia do Descompasso,  o zinista workaholic  Flávio Grão vai lançar na próxima sexta, 27/09,  não só mais um zine, mas um pacote de coisas que passeia pela cena punk e hardcore.

Há algum tempo, Grão foi convidado pelo Studio Wrong Way To Do para uma parceria que inicialmente seria apenas para desenvolver uma estampa de camiseta. Porém, quando terminou a ilustração (que tinha referências com o universo hardcore e punk rock)  decidiram que seria interessante expandir a idéia e publicar também um zine sobre o assunto. Surgiu aí o Pogo, projeto que, além da camiseta e do zine,  também envolve o lançamento de bottons.

O zine é uma compilação de desenhos resgatados do acervo de Grão de quase vinte anos, de seus cadernos de esboço, artes de cartazes, zines etc. Essa edição conta ainda com dois contos inéditos feitos especialmente para esse zine.

Grão tem a mania de ilustrar lugares e coisas que observa durante as viagens que faz Brasil afora. Uma das artes que compõem o zine, é a que o autor fez em seu caderno, sobre um postal do Museu do Ramones que ele visitou em Berlin no ano passado. "Na minha adolescência, eu e meus amigos ouvíamos Ramones o tempo todo. Alguns deles já morreram e estar naquele lugar me fez rememorar aqueles dias únicos onde éramos tão unidos e nos divertíamos com o pouco que tínhamos", relembra Grão.





O Minor Threat, banda criada por Ian Mackaye (que mais tarde fundaria o Fugazi), entrou na vida de Grão por volta de 1997 e há três anos ele fez este desenho baseado na música "Out of Step". Segundo ele, a arte é uma interpretação do título da música e não da letra em si. "É um exercício diário ficar 'fora do passo do mundo' e não absorver idéias ou conceitos do senso comum que são disseminados pela mídia ou propaganda e ficam no ar como verdades absolutas.” Fica a dica.



O lançamento será no Hotel Tee's à partir das 21h e, de quebra, ainda tem o show com a banda Microndas! Compareça, prestigie e adquira! 


terça-feira, 24 de setembro de 2013

OFICINA DE ESTÊNCIL COM DANIEL MELIM




No próximo sábado, 28 de setembro, acontece uma oficina (aka workshop) de estêncil com o Daniel Melim, no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo/SP. O Melim é uma referência na arte urbana nacional e mundial. As vagas para a oficina são limitadas e gratuitas, e devem ser feitas pelo email: info@institutochoquecultural.org.br

...

terça-feira, 17 de setembro de 2013

SAFRA 2013

Momento bem agitado na frente indie/guitar internacional, com discos e - eis o motivo desse post - clipes pipocando. Gente do calibre de Arcade Fire, Superchunk, Sebadoh... O velho e bom vídeoclipe continua sendo uma das armas mais eficazes e bacanas para promover uma música.







[alguém vai conseguir fazer uma música melhor do que "I will" em 2014? acho improvável]









E por aí vai...

...


quinta-feira, 12 de setembro de 2013

DESAGRADÁVEL




“A maldição de Omulu é Gangrena Gasosa no seu cu”. Com esse slogan nada convencional, qual esperança que uma banda independente carioca teria para conquistar um Prêmio Multishow ou mesmo ser a banda do ano da revista Bizz? Nenhuma.

Mas esse talvez nunca foi o objetivo da Gangrena Gasosa. Imprensa pra eles era o seu fanzine Amputação. O que eles queriam mesmo era incomodar, fazer merda, falar besteira, zoar o barraco. Resumindo: ser desagradável.

Ninguém acreditava, mas a primeira e única banda de saravá metal do mundo completou duas décadas de existência! Nesse meio-tempo muita coisa aconteceu. Milhares de integrantes entraram e saíram (alguns voltaram), foram perseguidos pela fogueira de Israel da Igreja Universal, estragaram casas de shows, foram jurados de morte, apanharam, bateram, fugiram de skinheads na Alemanha, enfim, plantaram o terror. Sim, foram desagradáveis.

Independente de todas essas desgraças, é inegável que a Gangrena é uma das bandas mais criativas que surgiram no cenário de rock alternativo dos anos de 1990. Sua evolução foi percebida em praça pública, desde as primeiras demo-tapes, passando pelo LP “Welcome to terreiro”, chegando até o já clássico “Se deus é 10, satanás é 666”, seu último lançamento fonográfico. Passaram de uma banda tosca, se enveredaram pelo extremo hardcore até incorporar a percussão em sua formação.

Com letras sempre fazendo ligação com universo da umbanda e candomblé, com uma caprichada dose de humor e no sense (até um tanto de crítica), não costumam pegar leve com ninguém, mesmo correndo o risco eminente de ser amaldiçoado por alguma entidade do além.

Motivos de sobra para documentar isso tudo, né? Foi isso que o vocalista Angelo Arede (no palco, conhecido como Zé Pelintra) e o documentarista Fernando Rick pensaram quando inciaram esse projeto que teve parte da produção financiada por meio de crowdfunding.
Rick foi um dos produtores do documentário “Guidable – A verdadeira história do Ratos de Porão” e não poupou qualidade técnica para esse registro que soma mais de três horas de entretenimento.

Foram entrevistadas diversas personalidades do submundo, como João Gordo e Jão do RDP, Jello Biafra, Marcelo D2, BNegão, Rafael Ramos, Xan Braz, Fábio do Garage, e ainda membros e ex-membros da banda, contando os fatos mais incríveis e inacreditáveis (porém, verdadeiros) capazes de levar a gargalhadas brutais em diversos momentos do documentário.

Tem as histórias protagonizadas por Paulão, que quase morreu apanhando, a outra que ele fez amor com uma mulher misteriosa que sumiu depois que quase foi morto por um trem; o tênis podre do Cid, que era lar de uma barata; o Fábio que pegou uma maldição por abrigar shows da banda no Garage; as aventuras no programa do Jô Soares e ainda muitas aventuras da banda pelo Brasil e na tour que fizeram na Europa, em 2001.

No CD bônus tem a gravação do show “Gangrena Gasosa no Inferno”, o documentário “Saravá Metal” e o clipe de “Cambonos from hell”. No show, os maiores clássicos da banda, a participação do Pai Jão, fechando com uma cena muito bizarra e assustadora.

Os paulistas tiveram a grande oportunidade de no mesmo dia ser lançado o DVD, puderam conferir o show da banda, com direito a muitas participações especiais.

Um registro de alta qualidade e honestidade que, além de contar a saga da Gangrena, ainda registra um pouco da história do rock carioca de sua época.

Recomendo que confira esse material. Há muitas provas das urucubacas causadas em quem duvidou dos poderes de bando de malucos. A maldição de Omulu deve doer.


domingo, 8 de setembro de 2013

RAMONES EM DOSE DUPLA

Duas notícias relacionadas ao universo dos Ramones. Ou melhor, uma notícia e um vídeo.

A notícia é que no dia 12 de setembro (também conhecido como "próxima quinta") vai rolar o Terceiro Curitiba Ramones Day. Olha o cartaz lindão logo abaixo:


Um dos organizadores do evento é o Dudu Munhoz, ex-baterista do glorioso Pinheads e um maníaco pelos Ramones. O evento vai contar com show da banda Magaivers (e convidados), os DJ's Mauricião e Slash, exposição de memorabilia ramone e história da banda com texto e imagens em banners. Haverá também venda de camiseta, caneca e cerveja artesanal do evento, além de material raro dos Ramones. Nas palavras dos organizadores, "basicamente será igual ao Primeiro e ao Segundo Ramones Day que aconteceram em 2009 e 2011: uma celebração entre amigos em torno de uma das bandas mais queridas da história do rock." Curitibanos, coloquem na agenda: quinta, 12/9, às 21h no Vox!

Olha que beleza a cerveja Cretin Hop. Edição limitada de 120 garrafas, foi elaborada pela Cervejaria Fortuna especialmente para o evento do dia 12/9.




E, completando a nota sobre os Ramones, fica a dica para conferir o vídeo/trailer sobre o espetacular Ramones Museum em Berlin, Alemanha. Alguns zinistas já tiveram a chance de conferir de perto e garantem: esse museu é um dos mais legais do mundo!!! Em qual outro museu você pode fazer a visitação tomando uma cerveja? O vídeo foi feito pelo nosso camarada Uli Sailor, da banda Tusq. Segundo o Uli, "[O Ramones Museum] é um lugar incrível, e gostaria de vê-lo popular no mundo todo." Nós também.


RMCM Berlin from RMCM Berlin on Vimeo.

...