quinta-feira, 18 de junho de 2009
SARAMAGO BLOGUEIRO
Por Marcelo Viegas
Pois é, senhoras e senhores, quem pensava que blog é uma coisa fútil, um passatempo de adolescentes bobocas ou nerds sem vida social, vai ter que engolir a seco. José Saramago, o maior escritor de língua portuguesa vivo, também possui um blog. No ar desde setembro de 2008, O Caderno de Saramago nasceu como algo bem "despretencioso" (se é que podemos dar tal denominação para qualquer coisa que ele escreva), deixando claro inclusive que não assumiria o compromisso da periodicidade. Escreveria quando bem entendesse, avisando que não adotaria o mesmo tipo de comprometimento que teve com os "Cadernos de Lanzarote".
Mas o velhinho tomou gosto pela coisa. Os posts foram ficando cada vez mais frequentes, e o resultado disso é que acaba de ser lançado em Portugal (ainda sem notícias de uma edição brasileira) o livro "O Caderno", reunindo todos os textos publicados no blog desde sua estreia até março de 2009.
Claro está, como ele mesmo gosta de dizer, que nem preciso recomendar a leitura do blog, não é mesmo?
E pra fechar, eis o que sua esposa, Pilar del Río, disse sobre o novo livro:
"Sim, Saramago está numa boa maré e oferece-nos um novo livro. Não serei eu quem o perca. Não mo poderia perdoar nunca. E, a propósito, digo: Se Saramago o escreveu, vamos lê-lo. Ao fim e ao cabo escreve para nós, seus amigos, seus leitores, os que sabemos que somos singulares e donos do nosso pensamento e da nossa expressão. E Saramago é o porta-voz."
Salve o ZINISMO em sua lista de favoritos:
Marcadores:
blog,
josé saramago,
o caderno,
o caderno de saramago,
pilar del río
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Uma honra poder ler algo do mestre em tempo real.
ResponderExcluirClasse!
classe!
ResponderExcluir