terça-feira, 14 de julho de 2009

A HISTÓRIA DO PINHEADS


Por Marcelo Viegas

O Pinheads foi uma das bandas mais importantes do cenário hardcore dos anos noventa. O power trio curitibano marcou uma geração com seu punk rock grudento e melódico. Tocou nos (poucos) palcos disponíveis na época, lançou demo(s), compacto, participou de coletâneas e foi presença obrigatória em todos os fanzines daqueles dias pré-internet e pós-vinil. Em 1996 decidiram encerrar atividades, deixando um séquito razoável de fãs e várias boas histórias para contar.

Mas alguém precisava contá-las... E o ex-baterista da banda, Eduardo Munhoz, assumiu a missão: o trabalho começou em 2008, tomou um bom pedaço de 2009 e agora começa a ser disponibilizado, através de um blog. Nas palavras do próprio Dudu: "7 anos de punk rock/hardcore, 24 capítulos, 19 mil palavras, 93 mil caracteres, 121 imagens e 86 músicas para download. O retrato de uma banda e de sua geração. Passagens comuns a todos os grupos independentes do início dos anos 90."

Para quem viveu aquela época ou para aqueles que desejam conhecer esse capítulo importante da história do punk/hardcore nacional, a leitura é mais do que recomendada. É fundamental, como a própria banda.


Fotos: a primeira é no Junta Tribo, 1994; e essa, logo acima, no Hitchcock, em Santa Bárbara d'Oeste (sp), 1995.


2 comentários:

  1. caralho! nunca imaginei que iria ler algo desses caras novamente! valeu!!!!

    ResponderExcluir
  2. puta que pariu!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    fodaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!