segunda-feira, 20 de julho de 2009

TEEN AGE RIOT



Estes dias assistindo à MTV, vi o clipe da clássica “Teen Age Riot” da banda Sonic Youth, do álbum Daydream Nation, de 1988.

Muito já se falou a respeito desta música que para muitos é um verdadeiro hino “indie”, mas pouco se falou sobre o vídeo clipe que, aliás é o modo como muita gente conheceu a música. Fiz um retrospecto da primeira vez que o assisti há mais ou menos quatorze ou quinze anos e percebi um detalhe muito interessante: o vídeo só passou a ter um sentido para mim com o passar dos anos.

Na primeira vez que o assisti muito dos personagens que apareceriam em recortes eram desconhecidos, porém à medida que fui amadurecendo e me “apropriando” da dita cultura alternativa foi fazendo cada vez mais sentido tais aparições.
Hoje (após quatorze ou quinze anos) consigo entender melhor as escolhas nada aleatórias. O vídeo tem uma unidade, todos são personagens que têm algo em comum com o Sonic Youth: a integridade artística e cultural, “apesar da grande mídia”.

Achei muito foda quando há uns dois anos atrás reconheci no vídeo o quadrinista Harvey Peaker (aproximadamente aos 1min42seg), cujos quadrinhos já conhecia, mas só pude reconhecer a figura ao assistir o filme American Esplendor. Além dele, posso reconhecer Patty Smith, o Kiss, Mike Watt, Ian Mackaye, Iggy Pop, Henry Rollins, Elvis Presley e Neil Young.

E você, reconhece mais alguém?

5 comentários:

  1. Se nao me engano vi o Buddy Holly e a Nico em algum momento, com certeza vi o Blixa (The Birthday Party)e Lux Interior (The Cramps)...

    ResponderExcluir
  2. Até o James Earl Jones dá as caras. Lembra dele? O Thulsa Doom, do filme "Conan, O Bárbaro"...

    ResponderExcluir
  3. aos 2:34 aparecem trcando murros no palco um guitarrista e um batera... não os reconheço mas um dos poucos casos registrados de banda fechando o tempo no palco que sei é do Crazy Horses com o Neil Young... alguem reconhece os brigões ai?

    ResponderExcluir
  4. caras, quase no final do video aparece um guitarrista punk "estilo pulguento"... é o Mick Jones, do Clash?????

    ResponderExcluir
  5. dennis wilson, batera dos beach boys, e acho que vi joan baez. mas sem certeza

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!