sábado, 3 de abril de 2010

A NOVA SAFRA DE BANDAS SOB ESTE CÉU – EPISÓDIO I

Ian Mackaye disse em "Não Devemos Nada A Você" algo como: "As bandas mais importantes, sob minha ótica, são estas que estão ativas".

A nova safra de bandas sob este céu é uma maneira de criar um certo comprometimento com o Zinismo. Não encontro muito tempo livre devido à minha rotina nada comum. Eis que resolvi me educar e pegar um dia sussa aqui para colocar em prática o que acredito ser de extrema importância: mostrar o que há de novo lá fora. Ao mesmo tempo, descubro coisas novas também.

Não haverão apenas bandas de hardcore/post-hardcore/rock. Penso em apresentar qualquer coisa que me chame à atenção. E, em suma, que tenha a ver com a ideia do Zinismo. Enjoy, irmãos e irmãs!

END HITS



Ano passado tive o prazer de ver Endhits ao vivo no Espaço Impróprio. Logo depois de ter sido orientado por um dos meus melhores amigos, Matel (The BarFly Surfers e/ou entre tantas outras), que valia a pena sacar a melodia (via myspace). Como não gosto de ter primeiras impressões de bandas por este meio, não ouvi muito tempo no portal e aguardei oportunidade de ver o som dos caras ecoando nas ruas.

Melhor negócio!

Feliz por ter saído de casa para conferir este quinteto em ação. E soa evidente afirmar que uma audiência da parada “orgânicassa”, ou seja, um show ao vivo é mil vezes melhor que por outros meios e/ou uma extensão "upada" num site, mas acredito que é urgente a forma como soam estes quatro malandros sob a liderança (e vocais muitíssimo bem ofertados) da bela Babilônia.



Nome remete à um dos atemporais discos do lendário Fugazi, huh? Okay! Contudo, existe uma base, mas engana-se quem acredita que vai encontrar algo genérico dos mestres.



Após ouvir o EP. Nota-se uma certa anestesia de marcações cadenciadas, oitavadas, riffs mornos, tempos alçados e dissonantes e todos elementos necessários numa bela construção post-hardcore. Muita competência ao “Final dos Hits” e máximo respeito ao que podem produzir daqui para frente. Não vacile caso tenha a oporunidade de conferir ao vivo!

Segue vídeo ao vivo no Hangar do som “ Lethargy” com edição de Breno Valle e sua trupe.



Quer ouvir via Myspace? Toca aqui: http://myspace.com/endhitsband

TWINPINE(S)



Primeira vez que ví TwinPine(s) (reza a lenda que é referência ao estacionamento do filme “Back To The Future”) foi no Kistch, uma balada não-lembro-onde-exatamente (próximo ao metrô Ana Rosa), qual fui acompanhado de meu nigga-broda, Franco Goyaba. E se não me falha a memória isso foi ano passado.

É um trio com referências do som que escutávamos no início dos anos 90, edificadas por bandas como Beatles, Teenage Fanclub, Dinosaur Jr, Sleater-Kinney e Superchunk, entre outras. Dizem por aí que vieram da “Seattle de São Paulo”, huh?!

Logo na primeira audiência você já se sente parte daquilo, caso seja fã desse estilo. E o mais legal de tudo é que (assim como Sleater-Kinney) não há um baixo no line-up, ou seja, torna tudo mais interessante, de uma critividade aguçada e um grande diferencial.



Me surpreendi ao buscar infos sobre a banda ao saber que existem desde 2003. No Myspace pode-se ouvir um dos sons mais “catchy” dos caras de nome “ Soda Spring isn’t Califórnia”. Trilha sonora perfeita para uma manhã de sábado que você não acorda de ressaca!

TwinPine(s) está aqui na sessão de “bandas novas” do Zinismo porque realmente soa nova para mim. E algo novo (por incrível que pareça) bom pra caralho! Então, chega de conversa e confira!

Vídeo de “ Soda Springs Isn’t Califórnia” ao vivo na Outs.



Quer ouvir via Myspace? Toca aqui: http://myspace.com/twinpinesmusic

H.E.R.O




Eis que os apresento o H.E.R.O para fechar o primeiro episódio deste tópico (que voltará mais vezes aqui). Não vou falar muita coisa sobre a banda, vou aproveitar que um dos integrantes está no MSN e fechar uma entrevistinha.

Segue entrevistinha com Franco Goyaba (baixista) do "HERÓI".

B: Há quanto tempo desde que soou o primeiro riff do H.E.R.O?

FG: H.E.R.O teve início em 2005 com Tranka Garcia no baixo e backing vocals, Sudario Alonso na guitarra e vocal e Cuca na bateria. Já no começo de 2007, Samuel entrou na banda e foi quando gravaram o EP "Come Out The Shadows" Eis que em 2008, entrei no baixo, quando o Sudario foi morar na Alemanha, assim sendo o Tranka passou para os vocais.

É o HERO uma banda nova?

É uma banda relativamente nova, mas com integrantes antigos da cena, já que todos os 6 membros já tocaram em bandas que foram conhecidas no meio como Os Thompson e/ou Doped Dog no caso do Caio, Rise From Your Grave e/ou Kamikazi Stage foram bandas que o Tranka já era vocalista, o Samuel tocou no Martuchos e também no Don Vito e Seus Foguetes, o Dan fez parte da primeira formação do Good Intentions e do Children of Gaia, o Peras tocou no Low Fat Diet e no Atrial e eu fui baixista e vocalista do Martuchos e toquei baixo na primeira formação do Eviltruckers.

Então a junção dos 6 indivíduos faz com que a banda já tenha uma grande experiência musical.... e essa formação de 6 pessoas se fechou agora em março.



E tem um EP novo aí na praça, huh?

Será o nosso segundo EP, mas o primeiro com o Tranka no vocal, então podemos dizer que esse é o primeiro lançamentro de uma nova fase da banda, por sinal uma fase que sintetiza realmente o que é o som do H.E.R.O.

Único integrante que não participou das gravações desse ep foi o Peras, que foi agregado a banda no final das gravações.

E qual a conclusão tanto coletiva como individual desse trabalho?

A conclusão de todos é que estamos tocando em uma banda FODA, que tem muito o que mostrar ainda, e a minha sensação foi a de voltar aos velhos tempos... Tendo em vista que fazia muito tempo que não tocava hardcore, que foi a minha escola desde o começo junto com o punk rock.


Cite as infos do EP!


Este "EP" foi gravado na casa do nosso grande amigo Koala (vocalista do Hateen). A bateria foi gravada no estúdio Rock Together e todo o restante foi gravado no apartamento do Koala. Ele participa da música "Air Strike" fazendo vocais. O tempo de gravação foi relativamente rápido, mas bem particionado, já que não gravamos tudo de uma vez, devido ao tempo disponível de todos.

É verdade que desde o início até ao fim foram lá quase um ano, mas as coisas foram feitas com muita calma. O disco é composto de 4 faixas, sendo que três eram canções antigas que foram refeitas e uma última que é "mistakes" era a mais nova na época... A produção do álbum ficou a cargo do Koala e da gente mesmo.

Ouça o H.E.R.O no myspace http://myspace.com/goherogo

...

3 comentários:

  1. Ai Boqa estou aqui mais uma vez para te parabenizar prets!

    o post está mto bom, as bandas são boas e manos...e a fita eh essa, girar o bagulho...fazer acontecer...essa é a vontade q vejo em vc desde que t trombei a primeira vez...hehehe ( q gay isso!) kkkkk mas eh isso ai mano!

    precisar eh soh dar um grito..

    yÊÊsss!

    ResponderExcluir
  2. Embora não tenha ido muito a shows ultimamente são três bandas das quais tenho ouvido falar muito, muito burburinho em torno e com razão.
    Legal ter colocado os videos e tal, fiquei com vontade de ouvir melhor os sons, Twinpines é legal demais!

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!