sexta-feira, 6 de julho de 2012

93 FOUNDATION - EP #2


Segundo ato do 93 FOUNDATION. Um ano e oito meses depois da empreitada inaugural, aqui está mais um EPzinho virtual que, seguindo a receita do EP #1, traz dois covers. Sim, há planos de composições próprias no futuro, mas por enquanto vamos nos divertindo e testando com músicas dos outros...

Especulamos (eu, Marcelo Viegas, e meu comparsa Edu Zambetti) um bocadinho antes de definirmos os dois sons. Falou-se em Smiths, em Morrissey, em Lee Ranaldo, etc. Mas a primeira escolha foi Lemonheads. “Tenderfoot”, que faz parte do clássico Car Button Cloth (1996). Na verdade-verdadeira, esse som não é exatamente do Lemonheads, mas sim de uma obscura banda chamada Smudge. Até onde sei, um dos membros dessa banda, um tal de Tom Morgan, compôs algumas músicas para a banda de Evan Dando (como por exemplo “The Outdoor Type”, do mesmo disco), e também é co-autor de algumas letras, como “It’s A Shame About Ray”. Apesar da não-autoria, “Tenderfoot” ficou conhecida mesmo graças ao Lemonheads. Grande canção, sempre curti a sua melodia, e foi muito legal a sensação de gravá-la.

Contando com o bom gosto dos ouvintes/amigos, o Lado B não foi uma escolha do 93 FOUNDATION, mas sim sugestão de um brother, Daniel Justi. Foi ele que me disse uma vez: “Cara, por que vocês não gravam a ‘Why Do We’ do Samiam? Ela tem a cara do 93...” Apesar de gostarmos muito de Samiam, creio que nunca nos ocorreria de gravar esse som em especial. Por isso é bom confiar na opinião de quem está de fora: apesar da dificuldade pra cantar a parte gritada, foi uma experiência bem interessante e o Zambetti mostrou a categoria costumeira pra deixar o som lindão, tanto na parte mais “suave” quanto na intensidade do refrão. “Why Do We” é a faixa que encerra o álbum Astray (2000), na minha opinião o melhor disco da banda de Berkeley, Califórnia.

Pra fechar, os tradicionais agradecimentos: a foto de divulgação do EP #2 foi clicada por Elaine Kuntz, no dia (e na sala) em que apertamos o rec para registrar as vozes. Apesar das limitações, optamos por utilizar softwares livres (studio one free e krystal) e plugins vintage free para esta segunda gravação do 93F. O desenho da capa é uma cortesia cabulosa do nosso amigo Flávio Grão, que deixou essa ilustração comigo na época do primeiro lançamento. O Logo e a direção de arte levam assinatura do Guilherme Theodoro, que trabalha comigo na CemporcentoSKATE. Agradecemos à essas pessoas por contribuírem com seu tempo e talento, enriquecendo esse projeto. Thanx!

BAIXE AQUI O EP #2 DO 93 FOUNDATION!






SOBRE O 93 FOUNDATION


O 93 FOUNDATION não é exatamente uma banda, mas pode ser também - eventualmente e se quisermos - uma banda. É um projeto entre dois amigos que se conhecem há 17 anos, que possuem muitas afinidades musicais e cresceram impregnados pelo espírito do faça você mesmo. Ou seja, o negócio é realizar. Mão na massa.

Além disso, o 93 FOUNDATION é também um post musical. Explico: um post não precisa ser necessariamente um texto, um vídeo, um desenho ou uma resenha. Quem disse que precisa ser “só isso”? Tal regra não existe. Então, vamos explorar, abrir o leque. Aceite esse pacote zipado como um post do Zinismo, com a diferença de tratar-se de um post musical, um post tocado.

...

2 comentários:

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!