Será que uma nova geração de adolescentes usará camisetas com a foto de Rorschach como novo símbolo de rebeldia e rejeição à sociedade (no lugar das famosas camisetas do CHE-Against the Machine)?
E os produtores do filme? Será que já pensando em tomar até os últimos centavos dos fãs prepararam previamente uma série de subprodutos e brindes de Watchmen?
E a repercursão e versões na internet? É de se admirar o fato de que no caso do filme muitas produções de fãs tenham ajudado ainda mais na publicidade.
Em um trabalho de paciência, o blog ZINISMO mexeu na gaveta e fez uma compilação dessas produções (ou sub-produções), pois agora que o filme já saiu de cartaz só nos resta agora viver A RESSACA DE WATCHMEN...

Para nossa viagem à Ressaca de Watchmen voltemos há alguns anos atrás, Alan Moore, ao lado dos quadrinistas Art Spielgman e Dan Clowes participou de um episódio dos Simpsons. Neste episódio é explorado de um modo hilário um dos terrores mais profundos de Alan Moore: o medo da “idiotização” de suas criações, a imagem fala por si só. É interessante notar que o próprio escritor dublou sua representação animada.

Já foi debatida neste blog a rusga de Alan Moore com o cinema, para encerrar o assunto recomendamos que assistam o documentário “The Mindscape of Alan Moore”. Trata-se de um monólogo de mais de uma hora onde o escritor debate sobre vários assuntos, de física quântica até o desenvolvimento de uma linguagem própria para os quadrinhos.

Com Watchmen surgiram tantas versões e paródias que fica difícil saber quais são as origens exatas das mesmas. Veja algumas delas:


A versão abaixo é uma das mais curiosas. Reza a lenda que uma outra versão do filme Watchmen começou a ser rodada e foi abortada. Na época surgiram boatos sobre atores que participariam ou que simplesmente tinham semelhanças físicas com os personagens. Um fã mais empolgado fez a hilária montagem baseada na clássica imagem dos personagens:

Esta outra imagem foi baseada no já clássico pôster feito pelo artista-grafiteiro Shepard Fairey para a campanha do então candidato à presidente dos EUA Obama:

Há também aquelas versões meio sem graça que nos faz refletir em como tem gente com sobra de tempo no mundo. Um exemplo disso é a versão da série “Two and a half man”, chamada de “Two and a half watchmen”:
Porém, nem só de versões sem graça vive a Ressaca do filme Watchmen. Veja esta que sintetiza os medos “pop” de Alan Moore e os reproduz em um estilo típico dos desenhos dos anos oitenta. Impagável!
Se você é fã de Watchmen e gostou do filme, um conselho: vá preparando os bolsos. Parece que serão lançadas ao menos três versões do filme. A primeira será igual à do cinema, a segunda será a versão de diretor com três horas e meia de filme e a terceira incluirá ainda o gibi (que faz parte originalmente da história) Contos do cargueiro negro, cujo Trailler pode ser visto abaixo:
Outro material interessante que provavelmente virá como bônus em um desses DVDs é o programa de televisão com uma suposta entrevista com um dos personagens do filme (O antigo coruja ) sobre o seu livro “Sobre o capuz”. Esse material foi baseado em um daqueles encartes que vinham nas HQs como reproduções gráficas de materiais e que repercutiam tanto os Watchmen quanto os Minutemen na “vida real”.
Um outro lançamento futuro em DVD será a versão em desenho (des) animado dos quadrinhos. O engraçado é que essa versão lembra as deprimentes versões da Marvel em desenho animado lançadas nos anos sessenta. Uma regressão em termos de animação. Caça-níqueis total!!!
Todo este material pode ser encontrado para download no mundo mágico da internet, basta ligar sua nave, digo PC, pegar sua capa e lanterna, digo mouse e investigar... Como faria nosso bom e ranzinza Rorschach. E uma pista indispensável... Não subestimem o Orkut! Muitos fãs se escondem por lá e disponibilizam esses pequenos tesouros para compartilhamento! Saiba procurar!
E para terminar. Uma imagem vale por mil palavras:
