segunda-feira, 30 de março de 2009

A RESSACA DE WATCHMEN

Três semanas depois da estréia do filme Watchmen, adaptação dos quadrinhos de Alan Moore e Dave Gibbons, alguns pensamentos obscuros e conspiratórios vêm à tona:
Será que uma nova geração de adolescentes usará camisetas com a foto de Rorschach como novo símbolo de rebeldia e rejeição à sociedade (no lugar das famosas camisetas do CHE-Against the Machine)?

E os produtores do filme? Será que já pensando em tomar até os últimos centavos dos fãs prepararam previamente uma série de subprodutos e brindes de Watchmen?
E a repercursão e versões na internet? É de se admirar o fato de que no caso do filme muitas produções de fãs tenham ajudado ainda mais na publicidade.
Em um trabalho de paciência, o blog ZINISMO mexeu na gaveta e fez uma compilação dessas produções (ou sub-produções), pois agora que o filme já saiu de cartaz só nos resta agora viver A RESSACA DE WATCHMEN...



Para nossa viagem à Ressaca de Watchmen voltemos há alguns anos atrás, Alan Moore, ao lado dos quadrinistas Art Spielgman e Dan Clowes participou de um episódio dos Simpsons. Neste episódio é explorado de um modo hilário um dos terrores mais profundos de Alan Moore: o medo da “idiotização” de suas criações, a imagem fala por si só. É interessante notar que o próprio escritor dublou sua representação animada.



Já foi debatida neste blog a rusga de Alan Moore com o cinema, para encerrar o assunto recomendamos que assistam o documentário “The Mindscape of Alan Moore”. Trata-se de um monólogo de mais de uma hora onde o escritor debate sobre vários assuntos, de física quântica até o desenvolvimento de uma linguagem própria para os quadrinhos.



Com Watchmen surgiram tantas versões e paródias que fica difícil saber quais são as origens exatas das mesmas. Veja algumas delas:





A versão abaixo é uma das mais curiosas. Reza a lenda que uma outra versão do filme Watchmen começou a ser rodada e foi abortada. Na época surgiram boatos sobre atores que participariam ou que simplesmente tinham semelhanças físicas com os personagens. Um fã mais empolgado fez a hilária montagem baseada na clássica imagem dos personagens:



Esta outra imagem foi baseada no já clássico pôster feito pelo artista-grafiteiro Shepard Fairey para a campanha do então candidato à presidente dos EUA Obama:



Há também aquelas versões meio sem graça que nos faz refletir em como tem gente com sobra de tempo no mundo. Um exemplo disso é a versão da série “Two and a half man”, chamada de “Two and a half watchmen”:



Porém, nem só de versões sem graça vive a Ressaca do filme Watchmen. Veja esta que sintetiza os medos “pop” de Alan Moore e os reproduz em um estilo típico dos desenhos dos anos oitenta. Impagável!



Se você é fã de Watchmen e gostou do filme, um conselho: vá preparando os bolsos. Parece que serão lançadas ao menos três versões do filme. A primeira será igual à do cinema, a segunda será a versão de diretor com três horas e meia de filme e a terceira incluirá ainda o gibi (que faz parte originalmente da história) Contos do cargueiro negro, cujo Trailler pode ser visto abaixo:



Outro material interessante que provavelmente virá como bônus em um desses DVDs é o programa de televisão com uma suposta entrevista com um dos personagens do filme (O antigo coruja ) sobre o seu livro “Sobre o capuz”. Esse material foi baseado em um daqueles encartes que vinham nas HQs como reproduções gráficas de materiais e que repercutiam tanto os Watchmen quanto os Minutemen na “vida real”.



Um outro lançamento futuro em DVD será a versão em desenho (des) animado dos quadrinhos. O engraçado é que essa versão lembra as deprimentes versões da Marvel em desenho animado lançadas nos anos sessenta. Uma regressão em termos de animação. Caça-níqueis total!!!



Todo este material pode ser encontrado para download no mundo mágico da internet, basta ligar sua nave, digo PC, pegar sua capa e lanterna, digo mouse e investigar... Como faria nosso bom e ranzinza Rorschach. E uma pista indispensável... Não subestimem o Orkut! Muitos fãs se escondem por lá e disponibilizam esses pequenos tesouros para compartilhamento! Saiba procurar!

E para terminar. Uma imagem vale por mil palavras:

5 comentários:

  1. olha ae....

    Achei interessante... tinha passado bem longe do desenho animado 80's Style mas dessa vez num resisti...

    Away!

    ResponderExcluir
  2. Cara, há alguns anos eu recebi esse poster "fake" do filme, até falei dele uma vez no MOSCAS. O Simpsons, por coincidência (ou não) eu ví esse episódio esses dias num pico aqui na rede que passa Simpsons 24/7 (dublado)!!!

    Sobre os bônus, não sei bem porque, mas pintou no meu email um monte de links para esses extras, já devidamente baixados e conferido! Thanks! hehehe!!!

    O Teaser do desenhinho estilo anos 70 é exatamente igual ao primeiro trailer oficial que tinha no site de Watchmen! Até a trilha do Smahing Pumpkins!! Pirei!!!!

    E a piadinha com o The Blue Man Group foi boa no Two and a Half Watchmen!!!

    Ah!!! Você viu que esse poster do Obama, foi eleito o "design de 2008"!!! Merecido mesmo!

    E pra fechar, EU QUERO ESSE BONECO DO RORSCHACH!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei, Grão! :)
    E, sem dúvidas, o filme influenciou uma nova geração (eu acho que me incluo nela)! O Alan Moore fica detestando, mas no fundo ele deveria é ficar feliz. haha.
    Ele que me desculpe,mas eu achei genial o filme também.

    Gabi.

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!