terça-feira, 12 de maio de 2009

DEMOS PARA DOWNLOAD


Quem viveu nos anos oitenta e noventa e fez parte ativamente da cena underground, com certeza tem em casa as famigeradas (e obsoletas?) fitinhas k7 demo criando fungos em algum canto de sua casa.

A Christiani de Joinville teve uma idéia ótima, transformou essas fitas em mp3 e disponibilizou-as para download em seu blog “demos para download”. Além de um importante registro de época , o blog permite acompanhar a evolução de bandas que ainda estão na ativa.



Confira a entrevista que a Christiani deu ao ZINISMO:

ZINISMO: Para começar uma pergunta básica: como você começou a colecionar "demos" e como surgiu a idéia do blog?
Cristiani: Eu comecei a ir a shows com 15, 16 anos, e acabava comprando as fitas, as pessoas das bandas eram conhecidas, acabavam oferecendo, e eu gostava de ouvir em casa o que eu ouvia no show. O blog surgiu porque eu tinha aquele monte de fitas sem condições de ouvir por preguiça de rebobinar ou de procurar a música que eu queria ouvir. Decidi que tinha que estar tudo em mp3. Aí fui aprendendo e passei. Aí percebi que era trabalho demais passar tudo pra mp3 pra guardar só pra mim, aí fiz o blog.

Como você avalia as mudanças que ocorreram com o advento da internet com relação aos fanzines, as demo-tapes e a cena underground brasileira?
A internet facilitou tudo, um cara do Acre de 14 anos pode baixar a fita do Colligere de 2001, que foi lançada num show quando ele tinha 5 anos de idade, e em uma cidade que ele pode nunca conhecer. As bandas todas ficaram mais conhecidas, muita mais fácil de divulgar, de conhecer gente, organizar show. Claro que o legal era trocar carta, mas a gente que é velho tem que se acostumar com as modernidades. É estranho se acostumar, eu fico chocada às vezes com o próprio blog, que tomou proporções que eu não esperava, mas todas as pessoas das bandas que eu posto vêm agradecer por ter postado, fico muito feliz quando recebo um email, por exemplo, dos caras do Pinheads, agradecendo, acho animal!


Podemos afirmar que as demo-tapes estão extintas?
Com certeza não serão mais lançadas fitas, e é uma péssima idéia, porque a qualidade fica péssima com o passar do tempo... mas sempre terão fitas para passar pra mp3.

E quanto à tecnologia da mídia fita-cassete. Como você a avalia em comparação com outras, como os cds, vinis e mp3?

Bom, eu não sou muito recomendada pra falar sobre isso porque eu piro em vinil, e o que eu gosto de verdade só compro em vinil. Tem que cuidar mais, mas é melhor. Cassete é sem condições, não tem como, você pode guardar se for raridade e tal, mas só com o cuidado de ir mantendo a capinha, porque a fita mesmo fica ruim.

Para finalizar cinco demo tapes recomendadas e comentadas para download!

1 - Family
2 - Newspeak
3 - Point of no return (cassete mesmo!)
4 - Pinheads (discografia)
5 - Rethink
6 - Dead Fish Postei essa sexta, não porque eu piro mooooito em Dead Fish, mas porque a demo é de 95 e porque é raridade, vai! E o dia que eu postei essa demo no blog, bateu record de acesso, mais de 30! Hahaha

9 comentários:

  1. Muito style. Não só para os saudosistas, mas tb para que as futuras gerações tenham ao menos a possibilidade de conhecer.

    Sabe o que é legal das demos? Eu me acostumei com os erros: tipo, algum momento em que a fita dá uma abaixada de volume, ou "come um teco" do som, enfim...

    são peculiaridades.

    ResponderExcluir
  2. parabéns, parabéns MESMO!

    Eu tive poucas fitas k7 de música, mas imagino que seja o mesmo sentimento que tenho com as que tem minhas entrevistas. Posso nunca mais ir lá ouvir, mas guardo e não gravo nada em cima! o/

    ResponderExcluir
  3. Sensacional essa iniciativa!! O registro destas pérolas é a história da música nacional no sentido mais honesto possível! Não tenho visto nos últimos tempos, ninguém fazer melhor uso das ferramentas digitais. Gosto muito de demos porque é lá que está o verdadeiro espírito da banda. Não tem produção nem enganação, é na lata!

    ResponderExcluir
  4. esse blog é bem legal, sempre dou uma passada lá.. aquela história, tem demo que a gente emprestou e não devolveram e tá lá!
    :-)

    ResponderExcluir
  5. Pois é meus amigos.
    Acho que nós poderíamos dar um "turbo" nesse blog, indicando para os amigos que tem banda ou tiveram e que lançaram demos memoráveis... que acham?
    Seria muito bom aumentar esse acervo, praticamente um serviço de utilidade pública...hehe

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Poxa, obrigada! Fiquei emocionada! =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Distribui pelo twitter e vou divulgar mais, muito louco!

    ResponderExcluir
  8. o blog da Chris é serviço de utilidade pública mesmo, devia ser adotado pelo MEC!

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!