sábado, 11 de setembro de 2010

ZINE FIENDS WORLD – TODOS OS ZINES E TODAS AS RESPOSTAS

ZINE FIENDS

Em momentos de melancolia, eu já declarei, conforme o senso comum, que “a ignorância é uma benção”, mas a verdade é justamente o oposto disso. Nada mais gratificante do que a curiosidade!

Espero que esses primeiros parágrafos não soem “egotrip”, mas acho interessante explicar o processo de um curioso, e assim, dar uma melhor ideia do valor da recompensa quando se descobre algo muito relevante, sobretudo, quando isso acontece por mero acaso! Ou melhor, por pura curiosidade!

Sofro de um mal comum à muitos “curiosos de carteirinha”, digo, sou programador. E foi justamente para tentar resolver um complexo quebra-cabeça no desenvolvimento de um aplicativo, que eu apelei para o bom e (nem tão) velho “Wonder How To”. Bom, se você saca de Inglês, explicar que o portal Wonder How To é um imenso apanhado de “worlds”, (é isso mesmo, mundos!) que funcionam como FAQ’s (Frequently Asked Questions) e Fóruns sobre os mais variados assuntos e tópicos, é pura redundância! Assim como é redundante dizer que qualquer curioso, digo, os “True Curiosos”(!), aqueles que adoram perguntas tipo: “Como assim?” “Como funciona?” “Como faz?”, tem uma relação quase maternal com alguns mundos dentro do Wonder How To.

Mas voltando ao tema do post, precisava resolver um problema, então entrei no WHT e fiz uma busca. Não me lembro quais as palavras-chaves que eu digitei, mas um dos primeiros resultados da busca era um “mundo” novo. Tinha quase cinco meses e já era bombado de participantes e principalmente de informação. O nome desse novo mundo era Zine Fiends. Para resumir minha história e falarmos do Zine Fiends, o App continua sem solução até agora, mas eu já fucei em tudo que existe dentro do Zine Fiends!

Zine Fiends é uma comunidade online dedicada a fanzineiros e leitores de fanzines de TODO O MUNDO!

Funciona de maneira muito dinâmica e interativa, anunciando lançamentos e novas edições de zines de qualquer ponto do mundo, além de compartilhar informação voltada a cultura do fanzinato, isso quer dizer, desde tutoriais sobre como montar um boneco para fazer seu zine xerocado, até como editar um livro (de verdade, com capa e tudo!) de forma caseira. As informações sobre “como fazer” para zineiros são disponibilizadas (na maioria) em vídeos e complementadas com amplas discussões nos fóruns do site.

É claro que os curiosos vão se amarrar mesmo nos fóruns! É incrível como você descobre que não sabe tudo sobre fanzinato como você imaginava que sabia. É saborosamente delicioso ver como pessoas diferentes ao redor do mundo solucionam os mesmo problemas na produção de zines de maneiras tão diferentes e absurdamente criativas. É incrível como as informações são abundantes e mais incrível ainda, perceber que em todo mundo existem muitas pessoas mantendo a cultura do fanzine tão acesa. E é obrigatório se lambuzar com tanta informação voltada ao resgate da era mais forte que o fanzinato mundial viveu, circa 80/90, mas não com um olhar local, e sim com muitos pontos de vistas de pessoas de todo canto do globo.

Enfim, Zine Fiends é um mega banco de dados onde podemos achar informações sobre publicações antigas ou contemporâneas, e também podemos pesquisar soluções variadas para a produção de zines.

Mais do que essencial a qualquer zineiro, é OBRIGATÓRIO! Primeiro, porque não achei muito material brasileiro por lá (tem alguma coisa da Argentina, mas a América do Sul precisa de mais espaço no Zine Fiends) e é essencial que nós deixemos registrado de forma definitiva a cena brasilis fanzineira – Isso é na verdade o grande charme desse mundo, ele vêm se tornando um registro definitivo dessa cultura – e segundo, porque isso é de certa forma, a motivação que faltava para que a produção de zines aqui no Brasil volte a ser não apenas abundante, mas abundante em qualidade.

Ficou curioso? Então corre lá!

http://zines.wonderhowto.com/

Zinismo Recomenda!

3 comentários:

  1. Muito relevante a sua informação D474.r0307
    Vou postar meus zines por lá!
    Abraz

    ResponderExcluir
  2. Demorou Grãonézis!
    Como eu disse: é preciso registrar de forma definitiva a produção zineira. O que significa que o The Answer, o HPLNB e o 333, além do Manufatura, tem que obrigatóriamente constar por lá!

    Cheers!

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!