sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ASSISTA: FANZINEIROS DO SÉCULO PASSADO



Já haviamos dado a fita aqui há algum tempo. O fanzineiro Márcio Sno estava entrando em contatos com alguns colegas dos anos 90 e agilizando a produção de um documentário sobre os fanzines na época.

A idéia inicial era que fossem captados depoimentos em várias partes do Brasil (e por diversas pessoas) sobre a cena zineira. Estes depoimentos seriam posteriormente editados e transformados no documentário "Fanzineiros do século passado". Nem tudo porém ocorreu como previsto inicialmente e Márcio se viu (passada a empolgação inicial) praticamente sozinho para tocar a produção. Como Sno é brasileiro (e corinthiano) e não desiste nunca, reacendeu seu velho espirito fanzineiro do-it-yourself, emprestou uma câmera, convocou seu filho e começou a colher os depoimentos para o documentário, sem verbas ou apoios de qualquer tipo.

Imbuído de seu novo lema "Se ninguém faz, façamos", o fanzineiro incansável colheu entre abril e novembro de 2010 21 depoimentos (somado ao depoimento do fanzineiro carioca Pedro de Luna - feito por sua esposa Patrícia Amitrano).

Outra idéia inicial era lançar o documentário em um vídeo único abordando vários assuntos sobre o universo dos fanzines, mas a partir do convite para apresentar uma prévia do doc no lançamento do Primeiro Anuário de Fanzines(da UGRA PRESS), Márcio resolveu lançar o documentário em capítulos, sendo o primeiro - As dificuldades para botar o bloco na rua e a rede social analógica.

Um dos méritos dete documentário de 31 minutos é contar através destas diversas vozes algumas peculiaridades sobre os fanzines na década de 90: os modos como eram feitos, editados, xerocados, as trocas de cartas, a criação da rede social analógica etc. Destaque para as técnicas subversivas com as quais os fanzineiros da época flertavam como a camada de cola no selo, o xerox clandestino e o "desvirtuamento" da carta social.

Para aqueles que viveram a época será divertido recordar e para os mais novos é importante entender como se virava a cultura alternativa em tempos sem internet.

ZINISMO RECOMENDA! Assista na íntegra:

Fanzineiros do Século Passado - Capítulo 1 from Márcio Sno on Vimeo.

2 comentários:

  1. Puxa, talvez a resenha mais bacana sobre o nosso doc!
    Muito obrigado Grão e amigos Zinistas!
    Precisamos gravar os seus depoimentos!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!