quinta-feira, 23 de abril de 2009

ZINISMO ENTREVISTA: VIVISICK

Depois da entrevista com Fuck On The Beach, ainda restou um tempinho livre para bater um papo com meu amigo Yuki, baixista de uma das mais rápidas bandas japonesas de nome: VIVISICK. O mesmo responde questões sobre temas variados dentro do hardcore e de todo tipo de fronteiras que nos cerca. Zinismo orgulhosamente apresenta: VIVISICK.





Olá Vivisick, como estão?

Olá. Meu nome é Yuki, sou baixista do Vivisick. Nós estamos muito excitados de poder retornar ao Brasil novamente.

Legal, Yuki. Sou Eduardo Boqaa, integrante do Zinismo e colaborador do Valepunk. Vocês já vieram ao Brasil numa tour ao lado dos Mukeka di Rato e dos Hellnation... E Isso rendeu um lindo DVD, essa nova tour também promete o mesmo?

Obrigado. Eu também penso que esse DVD foi grandioso a ponto de mostrar sobre o Brasil para punks japoneses. Agora nós não temos nenhum planejamento sobre gravar um DVD sobre essa nova Tour brasileira novamente. Todavia, iremos gravar todas gigs. Talvez possamos usar isso quando fizermos um vídeo clip ou num vídeo como: HISTÓRIA DO VIVISICK há mais de 10 anos atrás.

O que vocês acharam daquela última tour e o que esperam dessa nova ?

"DU CALALHO"! Nós fomos a muitos países para turnês depois dessa primeira vinda ao Brasil, mas a tour por aí foi numéro 1, grandiosa tour e grandiosa experiência. Eu posso dizer que as pessoas são foda, comidas e bebidas são foda, shows foda, visão foda... Tudo foi foda!

Como foi receber o Mukeka di Rato no ano passado na terra do sol nascente?

Tour realmente grande. Excursionar no Japão é muito mais difícil que excursionar em outros países. Nós não tomamos banho, temos que dormir em Van mais que metade dos dias de todo itinerário da tour, temos que dirigir muitas horas mesmo durante madrugada, etc. Contudo, OS CARAS DO MUKEKA NUNCA NOS DISSERAM ALGUMA INSATISFAÇÃO. Eu penso que brasileiros tem uma determinação muito forte, grandiosa força de vontade. E acredito que eles puderam desfrutar da cena japonesa de Hardcore, assim como nossa cultura. Foi uma turnê realmente impressionante.

Atualmente têem excursionado por quais países?

Depois do Brasil em 2004, nós fomos aos Estados Unidos, Indonésia, Cingapura, Malásia, Filipinas, Tailândia, República Tcheca e Áustria.

Essa questão foi feita pelo Quique, guitarrista do LEPTOSIROSE: -Vocês têm noção que serão ao lado de Handsome e Fuck On The Beach, as primeiras bandas japonesas a excursionar pelo nordeste do país?

É uma grande informação para nós. Nosa última tour pelo Brasil, nós fomos ao Sul e também foi muito foda. Estou triste por que não iremos lá nessa tour, mas estou ansioso para conhecer esses novos lugares.





Vocês são fãs de futebol? Quem lidera a J-League atualmente?

Eu gosto de futebol, mas não sou um energético fã... Sobre a J-League, o time mais popular é o Urawa Red Diamonds (Reds). Há muitos torcedores fanáticos e há muitos bons jogadores no Japão.

São Paulo FC é o maior time da América do Sul ao lado do Boca Juniors, mas o Flamengo tem a maior torcida. Qual é o maior time brasileiro no Japão?

Eu penso que o Flamengo é o time mais popular no Japão. Por que Zico é o jogador mais famoso e respeitado no Japão. Caso ele não tivesse ido ao Japão, penso que a J-League talvez nem tivesse sucesso. Ele era chamado pelos Japoneses por KAMISAMA ZICO. Isso quer dizer: DEUS ZICO.

Tem um tal de “Kamisama” no Dragon Ball Z também! Ehehe... Quais as bandas preferidas de vocês?

Muitas. No Japão temos uma porrada de excelentes bandas novas. Sobre as quais escuto, recentemente estou alucinado de ouvir hardcore velho das Filipinas como: DEAD ENDES, GI, IOV, etc. Realmente foda e de alta qualidade. Particularmente eles foram a grande surpresa entre as bandas dos anos 80 na Ásia, exceto no Japão.

Aqui em São Paulo tem um bairro chamado Liberdade, onde tudo tem a ver com a cultura oriental, vocês já ouviram falar ou pensam em conhecer?

Yeah, eu conheço e nós fomos lá na tour de 2004. Foi uma visita maravilhosa para nós. É como Japão, mas aí no Brasil e há brasileiros caminhando... Gostei dessa experiência. E recentemente me interessei em estudar a história de imigrantes japoneses no Brasil. Espero que eu possa encontrar Nipo-Brasileiros e conversar sobre isso com eles aí.






O que é uma banda punk/hardcore nos dias de hoje? E vocês se consideram uma banda de punks?

Há muito PUNK no mundo hoje em dia, e eu penso que isso é uma coisa boa. Nós nunca dizemos como o punk dever ou não ser ser, tal como: “não deve comer carne, não deve ganhar dinheiro, deve atacar o governo por que punk bla bla bla...etc, etc, etc". Nós não somos macacos adestrados. Eu gosto da atitude punk PRA VALER, mas por outro lado, penso eu que isso soa apenas como palavras de promoção. Eu posso ver muitos caras: Eles querem ser especiais, mas são caras normais dentro de uma cena punk que eles pensam ser “especial”. Hmmm... TENHO DIFICULDADE DE EXPLICAR EM INGLÊS por que sou Japonês hehe.

Eu entendo, Yuki. Tá foda traduzir aqui também, pois não sou um ás do inglês também, mas você tá indo bem... Continue!

Caso as pessoas nos digam: “Vivisick não é PUNK”, nós realmente daremos com os ombros. Não há problema nisso. Espero que você possa ler uma de nossas letras, a sentença na canção; “ We Are Not Punk” de nosso primeiro álbum pela LAJA. Este é nossa honesta reflexão.


O que vocês escutam diferente da sonoridade que estão habituados?

Eu não escuto muita coisa além de muito PUNK. No entanto, eu gosto coisa pop velha do Japão, rock’n roll americano dos anos 50, pop dos anos 80 como Madonna, metal como Thrash Metal dos anos 90, metal de Los Angeles como MÖTLEY CRUE, etc. E gosto também de Samba brasileiro, Bossa Nova, canções românticas como Roberto Carlos desde a última tour em 2004 – hehe.

Imagino quem apresentou Roberto Carlos para vocês hehe. Mudando de assunto, como o Japão tem reagido em meio à crise econômica mundial?

Posso ver muitas situações ruins por todo o mundo através de informações e notícias via Internet. Eu sou um trabalhador de construção, um construtor, mas muitas pessoas perderam seu trabalho aqui também... Não posso dizer nada exceto para termos esperança de que isso passe mais breve possível. ]

O único zine japonês que conheço é a Doll Magazine, que se compara à Maximum Rock’N Roll em importância. Quais outros zines circulam na atual cena?

Eu não posso dizer qual seria o melhor zine, pois existem muitos pontos de vista diferentes de cada zine. No entanto, agora penso que as pessoas estão parindo uma sociedade na internet aqui, muitos zines estão começando gradualmente como no passado. Penso que isso é uma boa tendência.

Aprenderam alguma expressão em português?

Yeah, muitas. Iremos mostrar a você na tour! Hehe.



Essa entrevista foi “DU CALALHO”, Yuki - hehe. Obrigado pela atenção a todos do Vivisick. Aliás, quem teve a manha de ler até o final, procure ajudar de alguma forma postando os cartazes em seu flogão brasil, no seu “flicts”, onde vc quiser convidando amigos pro show no boca-a-boca ou por esses meios de divulgação. Apóie o hardcore, já tem gente demais atrapalhando! Toda ajuda é muito bem vinda. E valeu mais uma vez aí, Wlad e Zonapunk. Acredito que esta será uma tour memorável. Espaço é de vocês! Luz!!!

Muitíssimo obrigado. Nós realmente somos muito gratos de poder voltar ao Brasil novamente. Por favor, ouça nosso disco antes da Tour. “Origadô! Nos somos FILHOS DA PUTA DO JAPAO!”

PS: "Desastre do Terremoto Fudido Brasil Tour '09" começa hoje em Campinas com as bandas da tour plus DISCARGA. Mais infos no hotsite: http://www.laja.com.br

PS2: Fiquem a vontade para reprodução dessa entrevista. Possívelmente entrará no ar daqui uns dias pelo Zonapunk, assim como ocorreu com a entrevista anterior.

Se tiver a fim assista os japas em ação aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=msOUyET6icw&hl=pt-BR

11 comentários:

  1. Bela entrevista.
    Só não curti vc enganando os Japas com relação ao futebol...hehehe
    Cada uma...

    ResponderExcluir
  2. Enganando nada! Tricolor é exemplo de administração!
    Mandou bem Kabo!

    ResponderExcluir
  3. Grão,

    Enganando? AHAHHA Que é isso, mestre!!! É só você pensar nos últimos vinte anos, quais times tem ganhado a copa libertadores, mundial interclubes e têem sido campeão em seus respectivos países - até mesmo 3 vezes seguidas. O lado futebolistico da entrevista com certeza gera discórdia. Por falar nisso! Vocês virão o zagueiro Pepe do Real Madrid? O que ele fez com um jogador do Getafe? Lamentável!

    Faço minhas as palavras do Idéia! Melhor administração!!! Como diz o Muricy:" Aqui é trabalho, meu filho!"


    Light!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu não saco nada de futebol!
    Não assisto a um jogo inteiro pela tv faz décadas!
    Fiz o comentário porque sabia que ia causar polêmica...hehehe

    De qualquer forma, boa entrevista!

    ResponderExcluir
  5. hauahuuah, o meu xará!
    eu troquei uns emails com ele na epoca que eles vieram pro brasil, muito legal!
    pena que nao vai rolar show deles em curitiba!
    porra, aquele show com o mukeka e hellnation foi animal!

    ResponderExcluir
  6. melhor administração ou não, Ronalducho neles!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, tripudiar com um campeonato paulistinha é coisa de time que veio da segunda divisão mesmo!

    E tem que ver que a entrevista aqui é com uma banda japonesa, saca Tokio? Onde rola a final do Mundial Interclube? Aquela cidade que o curintcha nunca vai conhecer?

    Pois é! Tricolor rumo a Tokio pela 4 vez!

    ResponderExcluir
  8. caras, futebol tá por fora, o lance agora é patinação no gelo, muito mais másculo!!!
    além do quê os caras usam uns "colans" que estão muito na moda devido ao revival dos anos 80!

    Façam-me um favor!

    ResponderExcluir
  9. salve o curintia,
    o campeão dos campeões!

    ResponderExcluir
  10. isso aí, podemos ampliar os contatos pra traze-los para o norte do país

    valeu

    cid

    pvhcaos.com.br

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!