segunda-feira, 7 de setembro de 2009

CRUMB E A BÍBLIA



O genial desenhista Robert Crumb encarou uma pedreira em um dos seus últimos trabalhos quando se propôs a ilustrar o Gênesis da Bíblia.

É claro que isso gerou polêmica, mas por incrível que pareça sua intenção não é a de subverter o livro religioso, pelo contrário: "se a minha interpretação visual e literal do genêsis ofender ou ultrajar alguns leitores, o que me parece inevitável, considerando que o texto é reverenciado por muitos, tudo que posso dizer em minha defesa é que agi como se fosse um trabalho de pura ilustração, sem a intenção de ridicularizar ou fazer piadas visuais. Dito isto, sei que não dá para agradar a todos".

No subconsciente coletivo prevalece a imagem do Crumb dos anos setenta como ilustrador doidão que inventou Mr Natural e Fritz the Cat, isso se deve sem dúvida ao material restrito ao qual nós brasileiros tivemos acesso durante muito tempo. Esqueçam isso! Crumb não é hippie! À medida que ele envelhece em uma cidadezinha do sul da França seus quadrinhos tornam-se mais sutis, mas sem deixar de ser ácidos ou políticos.

Além dos álbuns lançados em sua maioria pela editora Conrad (America, Blues, Minha vida) a Revista Piauí tem trazido a produção contemporânea do desenhista e recentemente publicou algumas histórias feitas à quatro mãos com sua esposa (Aline Crumb), também quadrinista. Nesta edição (número 36) a revista Piauí traz a primeira edição do Gênesis, recomendadíssimo!

3 comentários:

  1. WE ALL LOVE CRUMB! VAI CHAPAR ESSA BÍBLIA!
    SALVE IDÉIA SAUDADE!
    ABRAZO
    RG

    ResponderExcluir
  2. O documentário sobre ele deixa bem claro isso: Crumb está bem longe de ser um hippie!

    qdo o assunto é Crumb eu sempre lembro das revistas Porrada, Animal...

    Lembra, Grão? Eles não deviam pagar pela publicação daquele material né?

    abs

    ResponderExcluir
  3. A porrada provavelmente não.
    A Animal acredito que era ok!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!