segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

REDES SOCIAIS E SEUS ESPECIALISTAS OU 15 MINUTOS DE RETWEETS

Redes Sociais 

Quando Shawn Fannin criou o Napster, primeiro software de compartilhamento de arquivos P2P, ele não sabia, mas a soma da fome da juventude do final dos anos 90 por arquivos mp3, com a ferramenta “chat” do Napster, colocaria a Internet inteira em uma nova direção. A tal da Web 2.0 dava seus primeiros passos rumo a consagração da rede como mídia social.

Apesar do patético episódio da guerra que as grandes gravadoras de discos e algumas bandas, tendo como porta voz oficial o Metallica, travaram contra o Napster, chegando a fecha-lo inclusive, nada disso adiantou e desde então a troca de arquivos P2P é prática comum. Aliás, o recente caso do Pirate Bay, mostra que a Velha Ordem ainda não aprendeu, e como antes, também não resolveram nada, tanto que, nesse exato momento, meu HD está buffando aqui com transferências de torrents, mas vamos deixar os velhos juízes de direito serem felizes à maneira deles, e vamos voltar às redes sociais.

Depois do Napster, a Internet foi dominada por diversos sites, ferramentas e aplicativos baseados na mesmíssima filosofia de compartilhamento de Shawn e seu Napster. Assim, o YouTube, o MySpace, o Digg, o Craigslist, o de.li.cious, o Facebook e o Twitter, entre outros, tomaram a rede e se tornaram fenômenos de massa. A atual busca desesperada pelos convites do Google Wave me lembrou a época em que as pessoas faziam filas nas portas das lojas para comprar discos no dia do lançamento. E olha que isso acontecia até pouco tempo atrás! Para vocês verem como a rede vem mudando nosso comportamento!

O resto da história vocês conhecem! E estão ajudando a escrever!

O problema, é que na mesma velocidade que as redes sociais se espalhavam pela rede e pelo mundo, surgiram os tais “especialistas em redes sociais” e esses, se multiplicaram como Gremlins expostos à água! E com o “boom” do Twitter, aí o negócio perdeu o controle!

Na minha modesta opinião, o troço desandou mesmo depois do que eu vou chamar aqui de “Fenômeno Twitess” no Twitter.

Twittess é uma garota que há uns seis meses atrás ganhou muitos seguidores no Twitter, o que para alguns significa fama, na base do: “olha, eu estou te seguindo, AGORA ME SEGUE AÍ PELO AMOR DE DEUS!!!!”

Ah, sim! A “profissão” dela?

Exatamente!!! Especialista em Redes Sociais!!!

O que a transformou em uma especialista em redes sociais, ou, pior ainda, se foi esse “approach” que ela utilizou no Twitter que deu a ela o título, eu não sei dizer, mas o método que ela criou virou um catecismo para a fama e agora qualquer Zé Mané com sete dias de profile no Twitter sai pelos quatro cantos da rede arrotando “rede-socialês”!

Começou a era do BBB virtual! Nasce uma geração que tem o Marcelo Tás como Andy Warhol e não basta buscar quinze minutos de fama, mas se matar por quinze minutos de retweets!

Isso não quer dizer que não exista uma meia dúzia de profissionais que realmente analisam as redes sociais de forma, digamos, mais sensata. Que buscam, promovem e motivam a otimização da experiência dos usuários dessas redes, mas como eu disse, É UMA MEIA DÚZIA!!!

O que é engraçado… Quero dizer, seria engraçado se não fosse chato pra caralho… É o fato de que na real esse povo não sabe porra nenhuma! Continuam na mesma viagem desde quando se diziam “especialistas em blogosfera”! Não são especialistas de merda nenhuma! Na verdade são sim! São especialistas em EGOTRIP e desesperados por marketing pessoal! É um monte de gente vazia vendendo um nome enquanto rouba ideias pela rede! É deprimente!

Já está na hora de nós, pobres usuários e mortais, pararmos de dar atenção à esses “falsos profetas” porque quem define se o Google Wave, por exemplo, vai ser a nova revolução da rede, ou vai servir apenas pra gente marcar um churrasco e compartilhar as fotos da galera bêbada, somos nós e não eles! E já está mais do que na hora dessa molecada fazer algo de útil na vida em vez de buscar fama virtual. Isso é mais desespero pela fama do que as mulheres frutas do funk! Mais apelativo que a Banda Cine! É prostituição sem classe! E na boa, esse papo enfadonho já me encheu o saco!!! Já está me dando sono!!! E, falando nisso, vocês vão ter que me dar licença porque eu também tenho que aprimorar meus conhecimentos de especialista em redes… De dormir!

ZZZzzzZZZzzzZZZzzz

7 comentários:

  1. É interessante poder usar destas ferramentas mantendo sempre o pé atrás para ter um distanciamento necessário a apreciação "sociológica" da parada. Penso que pelo fato de não sermos nativos da internet (nascemos em uma época em que ela não existia) conseguios ter(às vezes) tal posicionamento.
    Eu estava conversando (de modo não virtual) com alguns amigos sobre alguns desses fenômenos e só para citar um exemplo começamos a falar de uns fotologs argentinos onde as adolescentes mostram fotos do próprio traseiro... interessante analisar como este tipo de coisa de tornou tendência lá... enfim, dá pra escrever uma tese ou perder horas de conversa regada à cerveja para analisar tal fenômeno, entre outros...
    Mas no final das contas é o fenômeno da egotrip mesmo, e de uma egotrip vazia de quem na maioria das vezes não tem o que oferecer, a não ser o próprio traseiro para fãs onanistas... Uma micro reprodução do universo das celebridades vazias que paira nas tvs, só que de forma mais democrática e barata, no seu pc!
    Mas como tudo, essas ferramentas tecnológicas podem ser usadas para o bem ou serem disvirtuadas para o lado negro da força.
    Um exemplo, consigo trocar informações sobre tintas para xilogravura no orkut!!!!!!!!!
    Bem, já falei um monte.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. O mais engraçado é que, indiferentemente do conhecimento, ou do uso, ou do propósito, ou de qualquer outra coisa, no fundo é tudo uma grande, imensa e odiosa egotrip. Vinda de todos os lados...

    ResponderExcluir
  3. Nem sabia que existiam especialistas em redes sociais. Vai virar tipo um trampo mesmo? Carteira assinada e tudo?

    Lembra qdo tinha curso de "Word e Excel"? Agora vai ter curso de twitter e facebook?

    Mas uma coisa é certa, e nisso o Ideia tem total razão: pessoas sérias precisam estudar/analisar esses fenômenos, registrá-los, catalogá-los, transformá-los em estudos, estudos em pesquisas, pesquisas em monografias, monografias em livros. E publicá-los, de forma impressa. Não na net! hahaha

    Sociólogos, eis um belo filão...

    ResponderExcluir
  4. Vejam bem, o ego, enquanto manifestação de mediação do constructo pessoal e social pelo qual o indivíduo se manifesta e interage com a sociedade, e a "trip" enquanto viagem pessoal de auto-afirmação, estão presentes na sociedade sob diversos prismas... ou não.
    Taí gente a primeira linha da monografia... falta agora desenvolver o resto...hehe

    ResponderExcluir
  5. Que poxa...

    Eu caprichei tanto no texto...
    Achei que só a intro iria me "promover" a Especialista em Redes Sociais (e vamos combinar que eu fui mais legal que o approach usado pela Twitess), e isso me garantiria meus quinze minutos de Retweets, mas nem rolou!!!

    Ah é, eu estudei, posso ser algo melhor que um especialista em redes sociais!!!

    MAS RETWEETA AI PORRA!!!

    hehehe!!!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com seu ponto de vista. Chega ser patético a busca por um espaço na internet, o que na verdade não tem nada de mais, desde que você assuma o que realmente é e não fique querendo parecer outra coisa, dando uma de celebridade virtual. Daqui alguns anos (na verdade hoje já acontece)algumas pessoas só terão experiência de vida, virtual, por que enquanto o tudo acontece lá fora, elas se limitam a ser um HD e memória RAM conectados a grande rede.

    ResponderExcluir
  7. É camaradas!!!

    Grão, Viegas e Os Três Macacos, vocês tem o ponto!!!

    Aliás, muito bem observado o comentário d'Os Três Macacos!!!
    Acho que já vejo algumas pessoas assim, com experiência de vida 95% virtual.

    A coisa anda tão maluca que um vídeo YouTube foi o suficiente para transformar a Geyse do Vestidinho em estrela. Uma sequência de exageros! Primeiro o exagero da faculdade ao retirar a garota da aula. Depois o exagero de vídeos sobre a retirada da mesma no YouTube, seguido por um exagero de repercussão dos vídeos e novamente mais um exagero da faculdade com a expulsão da garota, aí, um exagero maior ainda na repercussão que chegou à imprensa internacional. Agora um exagero de protecionismo no caso, um exagero de exposição da Geyse que agora aproveita a fama instantânea, tipo BBB (virtual como eu disse no texto!) e anda até fazendo uns desfiles estilo "Moda para ser expulsa da sua facu"! O que por sua vez vai gerar um (ainda que temporário e por curtíssimo prazo) exagero de renda para a moça!!!

    Quando eu estudava na ETE Getúlio Vargas nos tiravam da aula por conta de moicanos e alguns jeans rasgados...
    ... a sociedade nos chamava de vagabundos e não nos transformou nem em noticia, nem em celebridades e muito menos em modelos!

    Vai entender nossos valores....

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!