domingo, 9 de maio de 2010

ANDY WARHOL - ESTAÇÃO PINACOTECA



Muito sábia a decisão de levar a exposição de Andy Warhol à “Estação Pinacoteca”.
Na verdade todo mundo sabe onde fica a Pinacoteca do Estado (em frente ao Museu da Língua Portuguesa e estação de Luz), mas poucos sabem da existência da “Estação Pinacoteca”, duas quadras de distância. Neste prédio, ao lado da Sala São Paulo, está em exposição permanente o acervo da acervo da Fundação Nemirovsky, com mais de 200 obras, de Portinari à Picasso, com destaque para obras do Modernismo. Aliás, foi nesta sala que houve o famigerado roubo de um Picasso, um Lasar Segall e um Di Cavalcanti em 2008 (felizmente recuperados).

A exposição de Andy Warhol tem cerca de 170 obras e estão lá ícones do imaginário coletivo como sua Marilyn Monroe, a lata da sopa Campbell, o Mao Tsé Tung, os acidentes de carro em serigrafia, suas polaróides, entre outros. É difícil mensurar o quanto Andy Warhol é influente e quanto suas idéias e conceitos são aplicáveis e utilizados hoje em dia, seja na propaganda, seja na arte ou na mídia em geral. Esta sensação fica evidente nesta exposição, dada a quantidade de imagens familiares a qualquer ser humano minimamente ativo culturalmente.
Não preciso dizer que a exposição é imperdível, e que só vai até o dia 23! Vai logo cara!



Dicas:
1 – Tanto a Estação Pinacoteca quanto a Pinacoteca do Estado têm estacionamento, sendo que o da Estação é pago (cerca de R$ 5,00) e o da Pinacoteca é gratuito.

2 – Se for de trem ou metrô dá para ir a pé de uma para outra tranqüilo a partir da Estação da Luz, mas é bom ficar atento próximo à Estação Pinacoteca pois volta e meia surgem uns “crackeiros” no caminho (é velhos, estamos no centro de SP).

3- Se for na Estação Pinacoteca, vá ao Memorial da Liberdade. Funciona neste mesmo prédio onde antigamente ficava o DOPs, órgão que durante a ditadura era responsável pela repressão aos movimentos subversivos. Obrigatório, arrepiante, um mergulho na nossa história, necessário nessas épocas em que pipocam pensamentos alienados e irresponsavelmente reacionários.

Segue abaixo um mapa para orientação:

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Postei o coment errado. Vai aqui um correto; este kra é phoda. rs...

    ResponderExcluir
  3. Flavio seu blog é espetacular, show, not°10 desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo Rocha

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!