terça-feira, 18 de maio de 2010
DIRTY MONEY - BAIXE O FILME!
Como Alexandre Vianna disse na estreia do filme, Dirty Money é mais que um vídeo de skate, é um vídeo sobre a amizade, e justamente isso torna o documentário interessante e capaz de encantar skatistas e não skatistas.
Dirigido por Vianna e Ricardo Koraicho, o cenário do documentário é o começo dos anos 90, época de crise financeira, governo Collor e confisco de poupanças. Após um período de crescimento e auge do skate nos anos 80, os skatistas depararam-se com um período sombrio que incluía a perda de patrocínios, parcos e precários campeonatos e até mesmo falta de dinheiro para comprar o básico como rodinhas e shapes. Mas, se por um lado o aspecto material minguava, por outro os laços afetivos entre os skatistas nesta época de crise aumentavam e geravam frutos.
Foi assim, por uma atitude do-it-yourself que surgiu a fita VHS caseira Dirty Money - gravada e editada pelos próprios skatistas. A fita virou febre na época, foi reproduzida à exaustão, divulgada e enviada para os quatro cantos do país, disseminando não só o esporte, mas a cultura e o estilo que envolvia aquele grupo.
Um dos méritos do filme é recuperar com a merecida seriedade esta história e seu contexto de época, mostrando a atitude, o esforço e a superação desta geração (que inclui nomes como Bob Burnquist, Urina, Chupeta, Alexandre Ribeiro, Rogério Mancha e outros). Obrigatório para entender os caminhos do skate brasileiro - e até internacional - dos anos 90 até os dias de hoje
O melhor é que o filme está disponível para download gratuíto!
O ZINISMO recomenda, baixe e faça sessões com os amigos. Quem viveu a época recordará, quem não viveu poderá conhecer a história e ter ótimos exemplos de união e superação.
Salve o ZINISMO em sua lista de favoritos:
Marcadores:
alexandre vianna,
ande de skate,
bob burnquist,
cemporcentoskate,
dirty money,
documentário,
download,
hardcore anos 90,
zinismo recomenda
Assinar:
Postar comentários (Atom)
acabei de assistir o vídeo e esses foram os melhores 48 minutos dos últimos tempos, muito bom reviver tudo isso!
ResponderExcluirparabéns aos produtores do doc, ficou FODA demais!
mark.