segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
FANZINES PARA ENSINAR
Grata surpresa! A Secretaria Municipal da Educação do Município de São Paulo disponibilizou no Caderno de apoio e aprendizagem de Lingua Portuguesa 2010 - sétimo ano- uma unidade que propõe como atividade final a produção de um fanzine.
A sequência didática é bem interessante e tem mais de quarenta páginas. A introdução apresenta definições contextualizadas sobre o que é o fanzine, acompanhada por explicações a respeito dos tipos existentes e temas abordados. Há também reproduções de trechos, capas e até uma entrevista com a zineira Selene Alge (do fanzine Astro Nuvem). O tipo de texto proposto para a produção é a resenha, e para tanto há exercícios de análise de livros, músicas e filmes.
O mais notável porém, é perceber o reconhecimento do potencial existente no fanzine enquanto gênero literário no sentido de possibilitar a capacidade de expressão e a visão crítica de seus produtores.
Salve o ZINISMO em sua lista de favoritos:
Marcadores:
cadernos de apoio à aprendizagem prefeitura de São Paulo,
didática,
Fanzines,
fanzines de papel,
fanzines para ensinar,
orientações curriculares,
pedagógica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Animal! Grata surpresa mesmo!
ResponderExcluirps. Grão, estamos aguardando seu post com as impressões sobre o encontro de Santos!
Potz! Que coisa maravilhosa!
ResponderExcluirTem ideia de onde podemos achar esse material?
Abraços!
Marcio, este material tem em qualquer escola municipal de ensino fundamental. Talvez na Secretaria Municipal da Educação eles tenham, mas não sei se é fácil obter, fica na Rua Diogo de Faria!
ResponderExcluirAbraço
Grão