sexta-feira, 11 de março de 2011

CINCO COISAS: JASON LEE


Sou do tipo de jornalista que costuma fazer back up. E até me arrependo de não ter back up de coisas bem antigas, da época da Rock Press, por exemplo. Ou mesmo das coisas da Cemporcento dos anos 90, na época que ainda se chamava 100%SKATE. Mas enfim, tenho um razoável arquivo dos meus textos e matérias. Fuçando nesses arquivos, aqui está uma matéria que fiz para a Revista MTV, sobre o ator e ex-skatista profissional Jason Lee. Segue o texto na íntegra, tal qual foi publicado e sem nenhuma atualização ou correção.

CINCO coisas que você não sabia sobre JASON LEE


Por Marcelo Viegas


Jason Lee é pop! Suas atuações em filmes como Dogma (de Kevin Smith), Vanilla Sky (de Cameron Crowe) e Quase Famosos (também de Cameron Crowe), transformaram o ex-skatista profissional no mais novo queridinho de Hollywood. Mas a consagração definitiva veio recentemente, graças ao seriado My Name is Earl, que rendeu duas indicações consecutivas para o Globo de Ouro de Melhor Ator em Séries Televisivas. Hoje é moda falar sobre o cara, afinal ele virou um ícone da cultura pop. E é por isso que fizemos essa lista, com cinco coisas interessantes e pouco divulgadas sobre a história de Jason Lee.


  1. Ok, todo mundo sabe que Jason Lee foi skatista profissional. Mas poucos sabem que ele é uma lenda-viva do skate, que ganhou notoriedade no começo dos anos noventa, um dos períodos mais inovadores da história do skate. Fez fama graças a sua parte em Video Days (1991), da marca Blind, um dos vídeos de skate mais cultuados de todos os tempos. O diretor era o então desconhecido Spike Jonze (Quero ser John Malkovich)...



  1. Spike Jonze levou Jason Lee para o mundo dos videoclipes, afinal foi ele quem dirigiu o clipe da música 100% do Sonic Youth. Jason aparece andando de skate ao lado de outros skaters da equipe Blind, como Guy Mariano e Rudy Johnson. Esse clipe teve alta rotatividade na MTV no começo dos anos noventa e pouquíssimas pessoas sabem que Jason Lee é o skatista que aparece em ação nesse vídeo.



  1. A parte de Jason em Video Days é tão antológica que consagrou entre os skatistas do mundo todo uma obscura banda chamada Milk. “Knife´s Song” é o nome da música que embala as manobras de Jason. O disco só saiu quatro anos atrás, numa correção histórica que fez a alegria dos skatistas. Muito justamente o álbum chama-se Jason´s Song e traz um jovem Jason Lee na capa.



  1. As conexões musicais de Jason Lee não param por aí. Não bastasse ter virado nome de disco, virou também nome de música, cortesia das meninas do All Girl Summer Fun Band. Elas declaram seu amor e admiração na hilária “Jason Lee”, do álbum 2, lançado em 2003 pela K Records. Diz o refrão: “Jason Lee-ee-ee, dando flips nos meus sonhos...” A prova está aqui.



  1. Ele ficou 8 anos sem andar de skate, até que em 2004 caiu em tentação e botou os joelhos pra funcionar novamente. Aproveitou para retomar as atividades da sua marca, Stereo, em parceria com o amigo e skatista Chris Pastras. Para celebrar o retorno rolou até uma exposição, com os quadros de Chris e as fotografias de Jason. Pois é, fotógrafo e empresário, além de ídolo do skate e do cinema!



Go co-captain, go!

...

5 comentários:

  1. Sobre 100% - Esse som é uma homenagem (na verdade quase o álbum Goo inteiro) a um cara chamado Joe Colle ou JC (igual a música do Goo). JC era skater e roadie de um monte de banda, além de um dos grandes amigos de Jason. JC foi assassinado pela polícia a poucos metros de Henry Rollins. Joe tb aparece numas imagens de um clipe do SY produzido por Mike Watt! só pra fechar a conexão SY+Jason Lee

    ResponderExcluir
  2. E outro detalhe interessante é que o outro skater do video 100% é o próprio Spike Jonze!

    ResponderExcluir
  3. O 360 flip mais na base de todos os tempos!

    ResponderExcluir
  4. "Andar de skate por aí... com Chales Bronson e Jason Lee.."

    ResponderExcluir
  5. Olha só, descobri agora uma coisa que não sabia: a tal da Kathy Foster, do All Girl Summer Fun Band, é a atual baixista do The Thermals, uma das bandas mais legais dessa "nova" safra da Sub Pop. Cool...

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!