terça-feira, 2 de agosto de 2011
A PRODUÇÃO DE UM LIVRO INDEPENDENTE
Este livro, lançado no Brasil pela editora Rosari foi escrito no Center For Desing Thinking, no Maryland Institute College of Art e editado pela autora Ellen Lupton.
O livro parte de um dado importante: para cada título publicado que vende milhões de cópias (estilo Harry Potter) existem milhões de títulos com tiragens menores ( de dezenas à milhares) destinados à públicos ou nichos específicos.
O livro, um guia para autores e designers, é bem diverso e introduz o leitor por diversos aspectos da produção de um livro independente, abordando desde itens mais técnicos de sua confecção(como obter um ISBN, fontes, tipografia e tipos de impressão), como mais curiosos como a "radiografia da estrutura de uma livraria" ou alguns bons conselhos para quem quer escrever seu próprio livro (além de plantar uma árvore e ter um filho).
Um aspecto interessante da publicação é que os capítulos são escritos por pessoas diferentes, com diferentes linguagens e abordagens dos assuntos tratados e traz exemplos inspiradores para a produção de diferentes tipos de livros independentes, como Catálogos de exposições, Portfólios, Livros Infantis, Livros de Ficção e (obviamente os maravilhosos) Fanzines, além de diversas sugestões ou modos de fazê-los (você mesmo).
Destaco o capítulo dedicado aos modos de encadernação Manual, sem dúvida um prato cheio aos zineiros.
É claro que devemos ter consciência que que "na gringa" ao contrário do "Braza", já existe há um bom tempo uma estrutura estabelecida para comercialização destas preciosidades pela internet ou através de livrarias especializadas. Mas não desanimemos! Primeiro porque somos zineiros e depois porque há uma tendência mundial no crescimento destas produções e por consequência, dos espaços onde encontrá-los.
ZINISMO recomenda!
Salve o ZINISMO em sua lista de favoritos:
Marcadores:
a produção de um livro independente,
ellen lupton,
livro independente,
zinismo recomenda
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!