sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

“BEM, VOCÊ SE LEVANTA A CADA MANHÃ...”





“Bem, você se levanta a cada manhã
E você vê, tudo permanece igual.
Todos os pisos e todos os muros
E todo o resto permanece
E nada muda rápido o suficiente
Para apressar, dias preocupantes
Isso faz com que você sinta vontade de desistir
E derrapar em uma névoa...

Expectativas apenas significam que você pensa que você sabe
O que virá, e você não sabe...”

Em 1987 o Hüsker Dü lançou “Warehouse: Songs and Stories” pela Warner Bros Records. Mesmo ano que tocaram no Pink Pop Festival. Na minha opinião tudo que surgiu naquela época dentro do hardcore/punk irá soar por muito tempo nos tímpanos de amantes dessa sonoridade. Hoje é algum dia na teia de dias que arquitetam esse ano de 2009. E o que será que está acontecendo no mesmo nível? Será que existe alguma espécie de Hüsker Dü confinado entre 4 paredes? Ou mesmo gravando algum discasso que daqui uns 22 anos alguém ouvirá e escreverá algo sobre, apresentando um sorriso do tamanho da crise ecônomica americana no semblante, huh?

Gostaria muito de acreditar nessa possibilidade! Não pelo bem geral da nação, mas pelo bem geral da unção. Todavia a história jamais vai parir um outro Hüsker Dü. Contudo, nesse disco há uma música de nome: “ These Important Years”. Qual inicia o meu primeiro post no Zinismo em 2009 emergindo na sensação corriqueira de todo mês de janeiro: reflexões disléxicas sobre os anos e sobre quem estamos nos tornando.

No entanto, eis que a lucidez democrática desse corpo de zínicos decidiu que o tema dessa semana seria relacionado à promessas de ano novo. Eu fiz algumas promessas e ao menos uma já estou cumprindo.

Não me doar tanto ao trabalho: Tive o ano mais workaholic da minha vida em 2008 e não quero repetir o feito nesse ano. Não da mesma forma. Se for para trabalhar duro, será por algum foco a curto prazo. Organização e planejamento nunca fizeram mal a ninguém. Tendo em vista que não somos como uma geladeira nova que com o tempo chega num completo estado de desuso, somos uma versão melhorada do que o “ontem” ofereceu. E o processo de upgrade de cada um de nós soa constante desde que nós tenhamos ciência. E quando você trabalha demais, você assume responsabilidades demais e caso não esteja preparado para passar pelo processo que o mercado rege, então não faça parte do grande e tenebroso sistema. Busque apenas a evolução espiritual. E abrace se quiser o sarcasmo de Tom Jobim ao afirmar: “ O dinheiro não é tudo. Não se esqueça também do ouro, os diamantes, da platina e das propriedades." Estou de férias e pretendo começar especialização em linguagem quanto antes.

Aprender a língua das garças: Quem aqui conhece o antigo Duque, atual Parque Prefeito Celso Daniel? Fica em Santo André. Excelente parque para práticas esportivas e - poderia dizer – um antro onde casais apaixonados marcam presença ao usufruir da arte do romance a céu aberto. Infelizmente não tem uma área pra skate por lá. Não encontrei uma explicação para isso ainda. Todavia, eu costumo ir lá para ver patos, peixes muito doidos que gostaria de saber o nome de cada um e garças. E tem uma garça lá, na verdade, eu nem sei se é uma garça ou um pterodátilo! É um troço branco muito doido, de asas e bico... Fica numa perna só as vezes, toda maluca aquela ave. Fico conversando com ela, mas pelo que notei até hoje parece que ela não entende o que eu digo. E o pior de tudo é que não faço ideia de como fazê-la compreender-me. Depois dou uma “googleada” nesse lance.

Não comprar tanto Diário Lance: Não tá com nada ficar comprando jornal de esportes todos os dias. Eu sei que é muito mais importante ler sei lá a revista capricho ou a “VEJA” que mostra realmente uma visão muito coerente da sociedade que vivemos (hmmm... okay!)... Para bom entendedor!

Beber menos, fumar de vez em quando e pirar moderadamente: Eis a grande missão. Não há uma explicação muito boa pra isso, mas de certo modo chegou um momento em 2008 que pensei que estava indo dessa pra uma melhor por causa da tríade fazendo ciranda que se encontra acima. Bebida, fumo e piração. Acordar em lugares que você não sabe o nome e em algumas situações alucinantes não poderá ser a pedida acompanhada de “ mais uma aí, China!” para este ano. Já tenho histórias demais dessa no estoque por umas três encarnações.

Voltar a 99: Não estou querendo ser nostálgico e nem poderia, mas dá uma saudade do final dos nineties. Não me lembro última vez que pisei num skate, e nem um skate deve lembrar dos meus pés. Todavia, é um desafio legal tentar buscar um tempo pra aprender tudo denovo sob o carrinho. Passando numa loja de skate na galeria, fui pesquisando uns shapes, trucks, rodinhas, etc. Até o final do ano quem sabe?

Voltar a viajar: Não há melhor sensação do que olhar pela janela e ver a geografia sendo construída e destruída pelos kilômetros afora. O plano é auspicioso. Terminando especialização posso trabalhar com uma mochila nas costas, deslocando-me para onde o nariz apontar.

Racionar melhor meu tempo livre: Além de escrever aqui quando sobra um tempo, acompanhar meus amigos atuando aqui e em outros lances. Comecei a pintar quadros, fazer histórias em quadrinhos, fazer arte de merch para bandas de thrashcore e jogar futebol. Ainda tem mais algumas coisas que a fumaça do último haxixe não me permite relembrar, mas algumas atividades consomem meu tempo num piscar de olhos. E nada como organização para que nuvenzinhas negras afastem-se do céu dos meus dias. Meu tempo será uma tangerina em 2009.

Terminar esse texto: Isso é fácil. Que 2009 não seja apenas feliz, mas seja prolífero, harmonioso e evolutivo. Luz fluorescente!!! E força, Eterno. Melhoras!!!!


PS: Felipe Eterno estava observando cometas, depois de ter lido “ O pequenino principito” e um cometa acertou seu olho em cheio. Em virtude disso não tivemos seu post nessa semana. :/

...

5 comentários:

  1. sou prova viva que você é um sequelado para cumprir promessas.

    ResponderExcluir
  2. Cara, seu blog é bem legal. Vc escreve bem demais, gostei mesmo. Passa lá no Desmanche. Vou incluir seu blog entre os meus favoritos.


    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. vc se esqueceu de mencionar sobre seu empreendedorismo com a agência de amor hardcore...
    bem legal o desenho!
    bom traço!

    ResponderExcluir
  4. cara, já umas minas distribuindo o Lance de graça na porta da estação São Bento!

    de volta a 99? hmmm sei não, mas o lado bom seria ver de novo o melhor show do Fun People que já presenciei!

    ResponderExcluir
  5. puta nem fala Tibiu.
    Fun People nestas épocas era MATADOR...Por isso não consigo achar muito foda o BBK...
    Abrimos um show para eles no Planeta.
    Good times!

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!