domingo, 13 de dezembro de 2009

ALBORGHETTI: CONTRA TUDO E TODOS



Sempre gerou polêmica a citação do nome do jornalista policial Luiz Carlos Alborghetti (que morreu no dia 09 deste mês aos 64 anos no Paraná) e que ficou famoso no Brasil entre 1992 e 1993 quando seu programa foi transmitido em rede nacional ( em São Paulo pela TV Gazeta).

Caracterizado pela sua aparência suada, sua toalhinha sobre os ombros (precursor do estilo), seu porrete que utilizava para destruir as mesas em seus acessos de fúria e principalmente seu discurso ácido e agressivo, contra tudo e todos.
Sua postura era imprevisível: ataques diretos e ofensas a políticos, à rede Globo e personalidades da mídia; agressões verbais (e algumas vezes físicas) à equipe de produção; acessos de conservadorismo e criticas aos direitos humanos de “bandidos”; este era o estilo Alborghetti...

Mas de qualquer forma, há algo que merece ser reconhecido no saudoso “Dalborga”: ele era extremamente autoral e fiel à suas opiniões (muitas vezes confusas e contraditórias, diga-se de passagem), e isso lhe custou um preço alto, pois acabou seus dias com programas na internet, pois que TV transmitiria ou que marca patrocinaria um programa em que o apresentador manda seus telespectadores à merda?

Para os não iniciados, recomendo a Wikipédia com um breve histórico do jornalista e que tem uma bela seleção de suas frases e momentos marcantes.

Selecionei também um vídeo com algumas pérolas, não recomendado para pessoas sensíveis e com início de gastrite.



Selecionei também outro vídeo com uma homenagem da banda paranaense Boi Mamão lançada no disco Ska com Pauleira (de 1995), a clássica Vagabundo .



E ainda, Alboghetti fala sobre jornalismo, sobre tv e sobre Ratinho (inicialmente seu repórter e depois clone) ao Pânico na tv:



Alborghetti: uma perda em tempos de jornalismo bunda-mole, do rabo preso, de trocas de favores, tráficos de influência e tapinhas nas costas.

2 comentários:

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!