terça-feira, 18 de maio de 2010

DIRTY MONEY - BAIXE O FILME!



Como Alexandre Vianna disse na estreia do filme, Dirty Money é mais que um vídeo de skate, é um vídeo sobre a amizade, e justamente isso torna o documentário interessante e capaz de encantar skatistas e não skatistas.

Dirigido por Vianna e Ricardo Koraicho, o cenário do documentário é o começo dos anos 90, época de crise financeira, governo Collor e confisco de poupanças. Após um período de crescimento e auge do skate nos anos 80, os skatistas depararam-se com um período sombrio que incluía a perda de patrocínios, parcos e precários campeonatos e até mesmo falta de dinheiro para comprar o básico como rodinhas e shapes. Mas, se por um lado o aspecto material minguava, por outro os laços afetivos entre os skatistas nesta época de crise aumentavam e geravam frutos.

Foi assim, por uma atitude do-it-yourself que surgiu a fita VHS caseira Dirty Money - gravada e editada pelos próprios skatistas. A fita virou febre na época, foi reproduzida à exaustão, divulgada e enviada para os quatro cantos do país, disseminando não só o esporte, mas a cultura e o estilo que envolvia aquele grupo.

Um dos méritos do filme é recuperar com a merecida seriedade esta história e seu contexto de época, mostrando a atitude, o esforço e a superação desta geração (que inclui nomes como Bob Burnquist, Urina, Chupeta, Alexandre Ribeiro, Rogério Mancha e outros). Obrigatório para entender os caminhos do skate brasileiro - e até internacional - dos anos 90 até os dias de hoje

O melhor é que o filme está disponível para download gratuíto!

O ZINISMO recomenda, baixe e faça sessões com os amigos. Quem viveu a época recordará, quem não viveu poderá conhecer a história e ter ótimos exemplos de união e superação.

Um comentário:

  1. acabei de assistir o vídeo e esses foram os melhores 48 minutos dos últimos tempos, muito bom reviver tudo isso!
    parabéns aos produtores do doc, ficou FODA demais!
    mark.

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!