segunda-feira, 16 de agosto de 2010

MEMÓRIAS DE FANZINE - AAAH # 3 e 4

Dando continuidade a publicação das "memórias fanzinísticas" feita por Márcio Sno, seguimos com os fanzines AAAH # 3 e 4.
A rede de contatos aumentaram consideravelmente e culminaram em um fanzine de 120 páginas! Além da incrível história do poster, feito de modo coletivo através do correio - Do-it-yourself puro, velhos!


Aaah!! - n° 3 - 1994



Esqueci de falar que as duas primeiras edições saíram em formato ofício (uma folha de sulfite inteira) e a partir dessa edição passei a usar o formato meio ofício, pois era mais bonitinho...
Eu perdi os originais desse zine, que foi feito todo em formato ofício e depois eu reduzi até que ficasse no tamanho para caber nas páginas.
Nessa época eu já tinha contato com uma das pessoas mais bacanas e misteriosas do universo dos fanzines: Bruno Furnari, que editou o revolucionário Drowned (talvez o primeiro feito inteiramente por computador). Furnari era muito divertido e desenhava muito, mas curiosamente ninguém conheceu o cara pessoalmente. Nem eu.
Nas cartas dele, sempre vinha um bocado de desenhos que fui utilizando nos meus zines a partir daí. Na capa desse zine, os dois guitarristas saíram dessas cartas. A caveirinha lá na batera eu surrupiei do fanzine Rock n'Roll que era distribuído na Galeria do Rock. O carinha gritando abaixo eu peguei em um jornal.
Ah, e o Furnari também era um dos poucos no país que desfrutavam de computador e impressora a laser. E foi ele quem fez o logotipo dessa vez.
Aos poucos, fui deixando de publicar releases em minhas publicações e adotando mais entrevistas, embora, as perguntas feitas eram praticamente idênticas umas das outras.
Entre a galera entrevistada estavam: Pinheads, Cortina de Ferro (quem não se lembra da clássica "into the fire, oh, memories..."?), Prime Mover, Soutien Xiita, Rotten Flies, Lethal Charge, The Power of the Bira, João Gordo (na época ele havia produzido a clássica coletânea Fun, Milk & destroy), Poindexter, Uterus Masticator, KOV, Hell Noise, GDE, Rot, Reforma Protestante, Desecration, Purulence...
Nessa edição eu inaugurei a sessão "Poetando" e também as cruzadinhas.
Essa edição também marca a primeira participação de Henry Jaepelt em meus zines. Uma parceria que dura até hoje!
Curiosidades mais: O editorial completo dessa edição foi publicado no "Almanaque de Fanzines" de Bia Albernaz e Maurício Peltier. E a HQ que fiz na contracapa, chamada "Use your head" saiu no caderno Zap! do jornal O Estado de S. Paulo (um caderno jovem que sempre saía coisas minhas - eu era apenas um leitor, diga-se de passagem) e, curiosamente descobri isso quando um amigo disse que esse caderno foi distribuído durante o Hollywood Rock.
Nessa edição meu zine contava com o selinho da Tilt Corp., que era uma cooperativa de zines idealizada pelo Furnari.


Aaah!! - n° 4 - 1994


Não via a hora de chegar nessa edição...

Em menos de um ano, graças aos outros zines e nos bilhões de flyers que distribuí nos envelopes pelo Brasil afora, já acumulava uma quantidade incontável de contatos e isso ficava claro quando eu recebia todos os dias um pacote de cartas recheadas de fitas demo e fanzines dos mais variados tipos, estilos, tamanhos, ideologias e locais.
O resultado disso, foi um zine de 120 páginas e mais um pôster, do qual falarei no próximo capítulo.
Muitos podem pensar que fiz um zine desse tamanho para me exibir ou coisa parecida. Mas quem viveu aquela época, sabe bem que quando de lançava um zine, não se tinha ideia quando sairia a edição seguinte e eu, com essa coisa filantrópica nata, tinha receio de deixar material recebido sem previsão de ser divulgado.
Era muito complicado tirar cópia e mandar pelo correio esse zine, pois com o volume aumentava os custos em todos os sentidos.
Essa edição a capa ficou a cargo de Bruno Furnari, mas dessa vez o desenho foi proposital para ser a capa dessa edição. Coloquei de fundo um papel pardo (daqueles que sempre tem no final dos blocos de papel timbrados, saca?) pra dar um aspecto mais sujo na hora da xerox. O miolo, usei como "margens" páginas do extinto Notícias Populares, o sangrento jornal paulista.
Nessa edição quase já não tinha mais os releases de bandas, foram muitas entrevistas. Inclusive foi a primeira vez que fiz uma entrevista ao vivo, com a banda de death metal Golem, junto com o Hugo Leta.
Entrevistas com: Safari Hamburgers, Alpha Asian Malaria, Primal Therapy, Face to Face zine, Decibéis D'Bilöid's, Blessed, Homicide (ótima banda italiana, quem souber o paradeiro, me avise!),Tumulto, Siecrist, Cash for Chaos, Alternative System, Hinfamy, Necrorrosion, BSB-H, Kangaroos in Tilt, Câmbio Negro HC, No Violence, Gaby Benedyct, Discarga Violenta, Anthares e outros mais.
Colaboraram com desenhos: o casal Maria e Henry Jaepelt, Hugo Leta, Joacy Jamys, Furnari, Alessandro Yogui, Tunão, Laerte, Gerson Mendes e os meus desenhinhos também!
Sem falar as inúmeras resenhas de demos, zines e colaborações de Júnior (do White Frogs, com o texto sobre Straight Edge - na época em que começou a aparecer no Brasil. Causou polêmica esse texto pois ele não era SxE e os hardline acharam isso um absurdo), Paulo Marcos (Thelema).
Além do selinho da Tilt, esso zine agora era apoiado pela SZA (sociedade dos zineiros anônimos), criado pelo Paulo Thelema.
Foi um divisor de águas pra mim, e provou que realmente eu tinha algum problema na cabeça...


Aaah!! - n° 4 - 1994 (pôster)



Como se não bastasse ter lançado um zine de 120 páginas, optei em botar um pôster como brinde dessa edição.
Essa inspiração de colocar esse tipo de brinde veio do Escarro Napalm do velho de guerra Adelvan Kenobi.
Porém, ao invés de montagem de fotos, optei em fazer uma obra de arte por várias mãos.
Qual era a minha ideia? Peguei uma folha de A3 (tamanho de dois sulfites A4 juntos), fiz uma borda e um desenhinho logo abaixo. Botei num envelope e fiz uma relação de nomes de pessoas que eu gostaria que rabiscassem o papel. Cada um que recebesse a folha, teria que fazer uma ilustração que tivesse a ver com o nome do zines, mas que meio que se emendasse um no outro. Aí, o cara que desenhasse, teria que mandar via correio a folha para o próximo da lista. E assim foi...
Não me lembro exatamente quem desenhou primeiro, mas sei que quem desenhou por último foi o Paulo Gomes (do fanzine Putrid e baterista do Necrorrosion). Antes dele, rabiscaram o papel: Hugo Leta, Bruno Furnari, Henry e Maria Jaepelt, Oscar F. (fanzine Sonic - Goiânia), Márcio Jr (vocalista do Mechanics - Goiânia), Tunão (da banda The Still - Araraquara), Kevin (do fanzine Glunx - não me lembro a cidade), Celso Moraes (idem) e Sylvio Ayala (não lembro o nome do zine).
O resultado é esse. Ficou lindão e eu guardo com muito carinho!

8 comentários:

  1. continuar nesta linha é melhor corrigir o nome para CINISMO

    ResponderExcluir
  2. antes desses caras aprenderem a respirar minha mãe ja fazia fanzine e jempcc eles não sabem escrever e trocaram o''c'' pelo ''z''

    ResponderExcluir
  3. Ehhh!!! Parabéns para Jempcc que depois de quase dois anos do primeiro post aqui no blog, finalmente entendeu a piadinha do nome Zinismo!!!
    Trófeu Croquete Pinto pra vc!!!!
    Embora, eu não sei onde está o cinismo em resgatar a memória da produção de zines, mas fazer o que né? A gente não fala de Justin Bieber nem de Restart, é claro que tem gente que acha isso: UMA PUTA FALTA DE SACANAGEM!

    E Mel*-*, se sua mãe fazia fanzine ha mais de 36 anos (média de idade dos zineiros deste blog), manda pra gente! Ela escrevia sobre o que? Eldridge Cleaver e os Black Panthers? A explosão do Flower Power em São Francisco? Ou ela desenhava roupinhas de boneca?

    Agora, cá entre nós, CINISMO mesmo é criticar alguma coisa de forma velada, escondida no anonimato (ambos os perfís JempCC e Mel*-* são restritos!). Assim é fácil!

    A gente é tudo velho, tudo burro, tudo analfabeto, mas a gente costuma dar a cara pra bater, nesse caso eu costumo chamar de Pica Grossa, não de cinismo!

    Isso sem falar que eu tenho centenas de fanzines aqui desde a década de 80 e principalmente 90, e adivinha quantos eu tenho que constam JempCC e Mel*-* como autores? Adivinha qual a contribuição de vocês pro fanzinato?

    É!!! Nenhuma!!! Balinha de goma de bonus pra vcs!!!

    Ah, e quando for sair, se agasalha e leva o guarda-chuva, porque vai chover!!!

    Beijus!!!

    ResponderExcluir
  4. Caros,
    Venho recebendo alguns e-mails amargurados e agora por aqui, nesse blog que é uma referência para o fanzinato nacional e, porque não, mundial.
    Juntando as peças, já descobri de quem se trata. Não vou aqui expor ninguém, para não me colocar ao mesmo nível que essa pessoa.
    Porém, fico muito triste por uma pessoa com quem partilhei momentos muitos legais, trocamos muitas ideias, fizemos muitas coisas juntos, que frenquentou minha casa e eu a dela, tenha tomado uma postura dessa. Ainda mais comigo, que nunca fiz nada contra ninguém, tampouco para essa pessoa.
    Mas são coisas da vida. Pessoas entram em saem da nossa vida, umas temporárias. Outras para sempre.
    Vamos seguir nossas vidas, meus amigos! Quem disse que as coisas seriam fáceis?
    Felicidade para todos, mesmo para aqueles que nos querem ver pelas costas!

    ResponderExcluir
  5. Isso é o mundo real para as mulheres. As meninas erraram feio, primeiro por não entender que é FanzineirOOOOs e não fanzineirAAAs, mais ainda porque como você explicou tão bem:
    '''A gente é tudo velho, tudo burro, tudo analfabeto, mas a gente costuma dar a cara pra bater, nesse caso eu costumo chamar de Pica Grossa, não de cinismo!''
    Hoje se tem liberdade de expressão graças a quem enfrentou muito na época da ditadura para garanti este direito. Mas só os homens são lembrados.
    Meninas, fiquem com o jeans colorido, o Justin Bieber, esqueçam do underground e vocês serão felizes, aqui é lugar de valorizar o João Gordo.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal o texto!
    Parabéns ao Márcio e ao Zinismo. Muito legal ver um povo empenhado em manter viva a cultura zinística, que eu considero que está longe de morrer - só precisamos tacar mais lenha na fogueira!

    ResponderExcluir
  7. Marcio Sno,
    Sou muito feliz até o fim dos meus dias por ter sido fanzineiro nos anos 90!
    Grande abraço!
    Paulo Marcos "Thelema"
    P.S.: tem cola no selo!

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!