sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO?

zico
Ok! O ZINISMO não costuma se meter no assunto futebol (pelo menos não fora da época de copa), mas vamos combinar que quando se trata de personagens como o "Galinho de Quintino", Zico, não estamos falando exatamente de futebol, mas sim de patrimônio nacional! (porra, tem até estátua do cara no Japão! Enquanto o Pelé tem uma estátua em... Três Corações!!!). E, levando em conta que o Flamengo é realmente o time das massas (desculpem o curintianos, mas não dá nem pra competir), colocaremos então o clube carioca como um patrimônio também, mesmo que isso torne toda a realidade atual do clube em algo ainda mais deprimente.

A balbúrdia começou ainda no começo de 2010 quando a presidente Patrícia Amorim, destituiu a diretoria e a alta cúpula de dirigentes do clube, até o Vice Presidente rodou, embora não arrede o pé de lá até hoje. Para piorar, briguinhas internas fizeram que muita merda voasse para todos os lados quando, ainda nesse episódio, que deveria ser a renovação administrativa do clube, deixaram vazar para imprensa muito do que estava acontecendo dentro da diretoria, porém, quase sempre de forma muito parcial (imagino que a diretoria de um clube como esse no Rio, que tem um futebol cada vez mais decadente há tempos, deve ser o equivalente a pertencer a algum ministério nacional!).

Mas daí veio a pausa para a Copa da Africa do Sul, e a calmaria chegou na Gávea. A esperança foi renovada quando foi divulgado que Zico assumiria a Coordenação de Futebol do Mengo até 2012. Era a luz no fim do túnel, mas, na madrugada de 01 de outubro, Zico anunciou sua renúncia ao cargo em uma longa carta escrita pelo próprio em seu site oficial.
E lá se foi a luz no fim do túnel e toda a esperança.
"Eu podia estar matando! Eu podia estar estuprando! Eu podia ser goleiro do Flamengo! ..."
Acho que o Zico ainda não tinha nem colocado retratos dos seus filhos em sua mesa de trabalho na sede do clube quando o caso de polícia envolvendo o goleiro Bruno estourou, e com isso, um monte de detalhes sórdidos, dignos de histórias bíblicas estilo "Sodoma e Gomorra", como festas com muitas garotas de programa, cocaína, alcool, etc, etc, chegaram aos noticiários. Não que eu desaprove tais festinhas, mas eu não sou atleta, muito menos, profissional.

E lá vai o Zico fazer seu papel de apaziguador e porta-vóz da massa tentando limpar a barra do clube que, quer queira, quer não, teve sua imagem (há muito não tão imaculada) destruída perante a opinião pública, principalmente internacional. Pior ainda se lembrarmos que tudo isso aconteceu pouquíssimo tempo depois dos noticiários de televisão mostrarem para quem quisesse ver o relacionamento pra lá de amigável entre os jogadores Adriano e Wagner Love com os chefes do tráfico de algumas facções criminosas.

Isso pra não falar na situação do Mengo no Brasileirão, onde mais uma vez luta para não ser rebaixado, e do contrato entre o Flamengo e CFZ, clube de Zico, que resultou nessa renúncia.

Sem dúvida, há algo de muito errado acontecendo dentro do clube da Gávea. E nem mesmo o maior ídolo do Flamengo seria capaz de contornar essa situação.

Mais triste ainda, é constatar definitivamente que o futebol carioca, em geral, não terá salvação à curto prazo. Do jeito que está, na verdade, é mais fácil que apareçam notícias sobre milícias* patrocinadas por jogadores cariocas do que encontrar solução para toda essa zona.

*se você pesquisar a palavra "milícia" na Wikipédia, aparecem duas definições: Na primeira, apenas a palavra "milícia" e na segunda "milícia - Rio de Janeiro" !
"Muito triste!", diria o poeta dominical Gugu Liberato!

O Lixão - É assim que Google Street View chama o estado do Rio de Janeiro

E pelo jeito, não é só o futebol carioca que anda mal das pernas. Apesar da longa estiagem que acabou nas últimas semanas, acho que ninguém esqueceu a quantidade de tragédias que aconteceram no Rio no final do último verão. A mais notável foi sem dúvida o enorme desabamento de terra que aconteceu na comunidade (pode ser bairrismo de paulista, mas eu odeio a palavra "comunidade"! Favela é bem mais legal, e nada pejorativo nem politicamente incorreto) do Morro do Bumba em Niterói.

Assim como no caso do goleiro Bruno, detalhes não tão "legais" vieram à tona. A terra que desceu o morro, não apenas destruiu lares e famílias, mas revelou uma verdade que estava escondida embaixo da lama: o Morro tinha como "fundação" do terreno um (teóricamente, apenas) extinto Lixão.lixãoO serviço "Google Street View" começou a funcionar nessa última quinta feira, 30 de setembro, aqui em Terra Brasilis e, pra variar, em menos de 24 horas (nem Jack Bauer é tão eficaz!) já deu merda!
Qualquer endereço, de qualquer cidade do estado do Rio de Janeiro que você procure no Google Street View, terá na descrição "nome do estado" a palavra LANDFILL ao invés de Rio de Janeiro. Beleza, você não é obrigado a falar inglês, então a gente te ajuda:

Landfill = Aterro Sanitário, lixão, pequena área preenchida com dejetos orgânicos ou não
Landfill(2) = Nome de dois personagens do "Universo Transformers"

Bom, acho que não é ao Universo Transformers que o Google está se referindo, sobrando, portanto, a opção: Lixão.
Alguns dizem que o erro é do Google, porém, eu desconfio de algum ataque ao Banco de Dados do programa.
O Google já está resolvendo a bagunça, mas de boa, essa sexta feira, 01 de Outubro de 2010, não foi exatamente um dia para ser lembrado pelo caloroso povo carioca.

E agora Gil? O Rio de Janeiro continua lindo?

**--

ps: Para os cariocas, fica a dica: A gente só pode é torcer por dias melhores, e noites boêmias na Lapa! E por fim, implorar a benção do Redentor, mesmo que você seja ateu, porque sinceramente.... tá díficil!
Salve-se!
cristo redentor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!