terça-feira, 21 de outubro de 2008

OS AFOITOS MENINOS DA METRÓPOLE E SEUS VÍCIOS ZINÍSTICOS!


Por Zerbinato


- E aí, falta muito?
- Que nada, agora tá fácil, já terminei de escrever os textos e consegui umas figuras boas numas revistas.
- Ah, e por falar em figuras, tá aqui os desenhos que você me pediu.
- Putz meu, ficou do jeitinho que eu precisava, quer ver como vai caber certinho na página? É só deixar esse texto mais de lado.
- Vish, não vai caber não mano, e agora?
- Cabe sim, me dá a tesoura e a cola que eu monto em outra folha, aí já era.
- Nossa! Assim ficou louco.
- Porra mano, ainda bem que eu consegui usar a máquina de escrever lá do trampo, ia ser foda ter que fazer os textos tudo na mão, fica ruim de ler.
- Podicrê, assim na máquina ficou bem a pampa. Curti essas resenhas também.
- Só, se liga nessas bandas aqui, o pessoal me mandou umas fitinhas pelo correio depois da última edição.
- Da hora hein mano!
- Agora é só terminar de montar e já era.
- Vai fazer as xerox hoje à tarde?
- Nem vai rolar mano, mas eu já troquei idéia com um maluco lá do trampo, ele conhece uma copiadora que vai fazer por três centavos cada cópia.
- Nossa mano, de graça!
- Pois é, só preciso agora juntar mais uma graninha, hoje eu tive que fazer uns trampos pra lá de Santo Amaro, mas pedi carona e consegui a grana do busão. E amanhã tenho que voltar no mesmo lugar, e ainda fazer mais uns cartórios lá no ABC e depois entregar lá no Butantã, vou no mesmo esquema, de carona, ou então desço por trás mesmo, aí consigo uma graninha boa.
- Mano, que firmeza! Almoça lá na casa da minha tia, no ABC, assim você economiza mais uma grana e consegue mais xerox ainda!
- Aí sim hein, agora senti firmeza!
- Putz, não vejo a hora dessa parada ficar pronta.
- Podicrê! Mas aê, o que você vai fazer agora mano? Eu vou colar lá na xerox dum outro chegado, ele disse que se eu for lá esse horário, consegue fazer as xerox reduzidas na muquia, é bom que já economizo uma grana.
- Putz velho, eu to indo lá no Centro Cultural agora, tenho que fazer umas pesquisas pra entregar quinta-feira na escola.
- Ah mano, desencana, vamos lá na xerox comigo, aí amanhã já tá tudo pronto e eu vou com você no Centro Cultural, aliás, a gente já aproveita pra distribuir uns por ali mesmo.
- Porra, boa idéia, até porque amanhã vai rolar um som lá no Centro Cultural, aí já une o útil ao agradável.
- Firmou!
- Dá essa parada aqui, deixa eu ver como ficou.
- Se liga!
- Porra mano, muito foda! Essa parada de FANZINE é muito louca, acho que vou fazer um também.
- Faz sim mano, dá pra você colocar uns bagulho muito louco, ainda mais você que manja duns desenhos, se pãs você consegue até fazer um zine só de quadrinhos!
- Porra mano, que idéia firmeza, acho que vou fazer sim!
...
..
.
... As conversas eram mais ou menos assim, na correria do dia-a-dia de um Office Boy percorrendo as movimentadas e já congestionadas ruas de SP.
O tempo era diferente, ainda fazia frio no inverno e calor no verão que era sempre levado pelas águas de março.
Os textos dos zines eram feitos à mão, ou no máximo na máquina de escrever, os poucos computadores que existiam na época eram de difícil acesso e as únicas impressoras disponíveis eram as matriciais.
Internet? Nem se pensava em algo tão moderno naquela época.
Não havia CDs, os álbuns originais eram sempre em Vinil e nem todo mundo tinha grana para comprá-los, por isso as informações que se tinha sobre música vinham das seguintes formas: ou você tinha uma banda e mendigava um espaço num cenário muito precário e restrito, ou tinha amigos que tinham bandas, ou recebia fitas k7 muquiadas nas cartas via correio, ou então ia até a galeria do rock e comprava suas próprias fitinhas.
No meio disso tudo, a gente fazia muitas amizades verdadeiras, com gente que realmente gostava de música. O difícil acesso à informação criava um filtro natural, por onde somente aqueles que realmente gostavam é que tinham paciência de correr atrás das novidades e fazer um intercâmbio com amigos próximos e com outros zineiros de outras cidades, estados e países.
Quinze anos se passaram e muita coisa mudou, a tecnologia evoluiu enormemente e a internet facilitou muito a vida de todo mundo. Mas, se por um lado a internet facilita a comunicação, produção e divulgação, por outro ela criou também o surgimento de vários e vários “tipos” que só porque tem à sua disposição a tecnologia e tempo ocioso, acham que conhecem mais do que qualquer outro, e isso acabou gerando um jogo de egos e o surgimento de milhares de pseudo-movimentos de vanguarda... ah... como eram bons os velhos tempos...

6 comentários:

  1. Puts, estou adorando os textos.
    Cada um tem um enfoque diferente sobre o mesmo tema...
    Dá para pegar a Vibe do que eram os fanzines, e o engraçado é que lendo estes e os outros textos quer foram escritos sem nos comunicarmos sobre os conteúdos percebo semelhanças entre todos...
    Mas nada de saudosismo mano, vamo que vamo, temos que nos apropriar das novas ferramentas e seguir em frente.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. os textos estão muito "fodas", parabéns a todos!!!!!
    e obrigado!!!

    ResponderExcluir
  3. hell yeah!!

    Quantas vezes eu desci por trás do busão nessa época aí!
    Aí colava no centro, comprava as fitinhas, catava uns trezentos zines na galeria...
    Oh, coisa linda!!!

    Demais Zerbinato!!!

    ResponderExcluir
  4. Bicho!
    Me vi nessa cena...
    Lembro que eu tinha uma máquona de escrever véééia que de vez em quando emperrava as teclas e lá ia eu com o óleo de cozinha pra lubrificar...
    Comecei a trabalhar num lugar que tinha uma máquina elétrica e imagine o quanto eu pirei com isso! ahahah!
    Nessa época eu trabalhava no centro, perto da Galeria do Rap (onde tirávamos cópias por 3 centavos no sub-solo)...
    Teve uma vez também que pedi pra um contínuo de um outro trabalho tirar cópias pra mim na surdina (uma máquina gigantesca que até grampeava) mas deu pau na máquina que quase detona tudo!
    Coisas de zineiro!
    Putabração!

    ResponderExcluir
  5. Cara...entrei aqui para postar um comentário parecido com o do Grão...Para todos nós, com certeza, há nostalgia no tema...mas estamos na net não é mesmo?

    Zerbinato...parabéns pelo texto...realidade pura!

    ResponderExcluir
  6. Puta texto da hora cara!
    Santo Amaro, Santa catarina, diadema
    Só quem é de lá heheheh
    Vai firmão ai truta que o corre é nós
    Abraço!

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!