terça-feira, 14 de outubro de 2008

QUEBRANDO A SIDRA


Todos nós sempre estivemos juntos de certa forma.
Não é de se admirar que eu conheça todos que participam deste blog, ou que todos de certa forma se conheçam de modo direto ou indireto.
O Underground é assim, todos de certa forma se conhecem. Se existe aquela teoria de que há seis graus de separação entre quaisquer pessoas no mundo, no Underground isso cai para uma ou no máximo duas pessoas.
Todos os convocados iniciais deste blog atendem a este perfil, nossos caminhos culturais, artísticos e pessoais costuram-se durante anos e por vezes décadas.

O Viegas, eu conheço desde a quinta série, fizemos um jornal underground ainda no ginásio, depois freqüentamos o mesmo curso de desenho, depois editamos o Fanzine The Answer, ele participou também do “Histórias para Ler no Banheiro” (zine de contos que teve breve vida), e tocamos juntos numa banda chamada Chocolate Diesel. Ele é meu padrinho de casamento e grande amigo. Hoje, ele dedica-se fulltime ao ofício de redator da revista CemporcentoSKATEe é vocalista da banda ästerdon.

O Carlos Consumido também é meu padrinho de casamento, tocamos juntos em algumas bandas, nos conhecemos há mais de dez anos quando ele tocava guitarra na banda de meus irmãos. Aliás, parece que temos uma banda que está em “pause” até que nossos cotidianos permitam um ensaio. Ele também escreveu no “Histórias para Ler no Banheiro” e tornou-se cunhado do Viegas.

A Graciene escreve todo dia, só que a parada é mais séria: processos trabalhistas. No meio de seu atribulado cotidiano de advogada, às vezes sobra tempo para destilar uma poesia. Ela atua como um dos contra-pesos feminino nesse time de marmanjos “zínicos”...

A Adriana Alves também foi nossa vizinha (minha, do Viegas e do Carlos Consumido). Figura presente nos shows, festas e baladas, teve sempre uma ligação com os fanzines. Lembro-me de certa vez em que ela me entregou um pequeno zine, que fizera "por debaixo dos panos" em um dos seus trabalhos, em tempo absurdamente recorde. Depois surpreendeu-nos com sua força, quando por conta própria montou um misto de fanzine/jornal de bairro periódico. Seu próximo passo foi trabalhar na Revista da MTV, onde era responsável pelo caderno SUB – espécie de fanzine dentro da revista. Hoje em dia é repórter da Rolling Stone Brasil.

O (Eduardo) Zambetti estudou com o Viegas na faculdade e depois foi professor de um ex-companheiro de banda meu. Fez parte de várias bandas: Síndrome de Down, Sapo Banjo, Slush Gods e atualmente Mura 20. Grande agitador cultural, também pinta quadros, escreve em blogs, tem um programa de Ska na rádio e ainda arruma tempo pra bancar o professor pardal... Grande figura!

O Zerbinato eu conheci por uma ex-namorada, que eu acho que também foi ex-namorada dele... Fazia zines punks que se destacavam pela qualidade absurda da escrita. Também é um companheiro que esbarrava em baladas e tinha um jeito peculiar de abrir os vinhos, colocando-os entre os calcanhares do coturno e puxando o saca-rolhas. Também tem um blog e agora mora longe, se não me engano (afinal ele é meio nômade) em Tocantins.

O Idéia também mudou para outra cidade, Piracicaba. Já tocou comigo e com o Viegas no Chocolate Diesel, e atualmente toca também no ästerdon. Começou há algum tempo seu próprio blog, já escreveu um texto no “Histórias para Ler no Banheiro”, é DJ, viciado em LOST e tem munição para conversas de horas e horas; seja sobre música, teorias da conspiração, filmes, livros ou receitas de lasanha com fandangos. No meu casamento ele foi sem roupa social: disse que era para dar sorte, porque nas vezes em que ele foi a casórios trajado a rigor, os casamentos não duraram. Acho que ele tinha um pouco de razão...

O Eduardo Bokaa também tem um blog, um selo e gritava na banda de rock FOMI - que ele fala que não existe mais. É figura onipresente que pode ser encontrado nos lugares mais inusitados, como sorveterias, verduradas, shows punk, restaurantes vegetarianos, baladas esfumaçadas de reggae, botecos do centro ou na galeria do rock. O que é o Bokaa? Rastafari? Vegetariano? Fã de Bad Brains ou Bukowski? Ninguém sabe. Se souber conta pro cara porque ele está procurando a resposta! Atualmente ele escreve (assim como eu e o Viegas) para o fanzine Dizputa.

Mas o principal, o que faz de nós um grupo, é aquele comichão, aquele que faz alguém escrever uma música, um texto, fazer um desenho, a necessidade de criar... Ainda mais necessária em dias onde tudo tende a tornar-se pasteurizado, formatado... Onde as informações são manipuladas e induzem nossos caminhos. Manifestar-se de modo independente é um grande exercício de liberdade, sempre - e se pudermos turbinar essa prática com inovações tecnológicas, seria uma maravilha, não seria?

Sinto-me quebrando uma garrafa no casco de um navio. Agora só o vento saberá que caminho ele irá seguir, quem serão os novos marujos e até quem será o comandante. Espero que ele navegue por muito tempo, que não naufrague, mas que haja motins, senão não haverá graça nenhuma.

E como já ouvi por aí... “se não há portas... porque não criá-las?”
Boa sorte e muito trabalho para nós!

Flávio Grão.

PS: O ZINISMO entra no ar após uma discussão que envolveu a troca de mais de cem e-mails.
As postagens serão livres com exceção das semanas temáticas acordadas previamente.
O primeiro tema que seguirá este texto será FANZINES. Apropriado não?

20 comentários:

  1. fiquei até eminho!!!

    então...
    começou!!!

    ResponderExcluir
  2. Magnífica postagem!!! Sou fã de todos vocês!!!

    ResponderExcluir
  3. Opa! Agora vai... Também sou fã de vocês. Grão, tem o documentário do Alan Moore aqui envelhecendo no pen drive.

    Na paz,

    Fábio
    parteum@mzurisana.com

    ResponderExcluir
  4. Orra, fui lendo lendo lendo e o com certeza a teoria dos 6 degraus de separação não se aplica ao undeground, onde o degrau pode ser de um, dois no máximo!
    Conheço o Viegas de shows no Caffeine e outros cantos, o Boka de vários lugares (rs aí em SP ou aqui no RJ ou em alguma missão interplanetária), o Zerbinato de algumas gigs em SP e de fotologs, o Edu dividiu por um tempo o projeto Punk Rádoi comigo e mais alguns amigos. Ufa! A inquietação parece ser o sobrenome de quem anda no underground...
    Adorei o texto, vou favoritar e acompanhar a trajetória do Zinismo.
    Vida longa!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Com um início assim, dá até medo de colocar a primeira postagem!

    Ah, e até hoje eu abro o vinho da mesma forma, sei lá, é mais fácil.


    LUZ!

    ResponderExcluir
  6. vixe, isso aqui vai ser treta, hein! ;)

    ResponderExcluir
  7. vida longa ao Zinismo! mal posso esperar pelos primeiros textos.

    Douglas Prieto

    ResponderExcluir
  8. iai galera parabéns pelo zine vou acompanhar ele toda a semana énois , abraços sorte a todos pois conheço alguns , abraços rato

    ResponderExcluir
  9. uau!!!
    Quantos ilustres!!!
    Tá parecendo tapete vermelho de uma inauguração isso aqui!
    pera aí..
    Mas isso É uma inauguração!!!

    hehehe

    ResponderExcluir
  10. VIDA LONGA AO ZINISMO!!!!! VOU ACOMAPANHAR SEMPRE, PODE TER CERTEZA...GALERA DE PESO!!!

    ResponderExcluir
  11. aeeee!!

    zinicos unidos!

    vai dar treta essa parada!

    treta das boas!

    abrazz

    WD40

    ResponderExcluir
  12. ae...quero q vcs e seu zinismo todo vão para a casa do zineralho !

    ResponderExcluir
  13. Tô emocionado! Vou pra casa, deixar meu textinho no esquema.

    ResponderExcluir
  14. Chegando com o pé na porta, mto bom... Que se acheguem os próximos.

    100 Zinismo, tá 1000°

    \o how!

    ResponderExcluir
  15. que lindo isso aqui!
    vou frequentar a casa ;)
    abçs
    mark
    www.std11.com

    ResponderExcluir
  16. Ai sim!!! Todo mundo junto e sem brigar!!!rs Destaque para a qualidade do pessoal que neste espaço faz seus relatos, é no minimo nostálgico vê-los assim novamente! Oldschool total! Abraço à todos e que venha pra ficar! Saudade dos amigos!
    Rudah

    ResponderExcluir
  17. Até o Rudah na fita! Style...

    Rudah, ontem a noite eu liguei meu video-cassete, e assisti o clipe do Chocolate, que tem seu "jóia" honesto no começo, lembra? Impagável.

    Aliás, preciso digitalizar essa merda, antes que o mofo leve...

    abs

    ResponderExcluir
  18. Grande Edu ! quanto tempo ! costumo dizer que nos encontramos pontualmente a cada 05 anos das formas mais improváveis e inesperadas.
    Grandes recordações e boas lembranças destes tempos regados de essências frutais.
    Ass. Grong Bong, optaldon
    PS: Seria eu o mini ramone ? Grande Felas
    Manda um post do Grong Bong e perpetue esse fragmento de história em um mundo de 0 e 1.
    Um forte abraço

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!