terça-feira, 20 de janeiro de 2009

ENTREVISTA DANIELONE



É impossível falar da produção gráfica de Daniel Cacciatore sem que a conversa desemboque no universo musical.

Formado em desenho industrial pela FAAP, é envolvido com graffiti e tatuagem desde 1995. Conhecido como Danielone, desenha desde criança influenciado por filmes de gangues, fliperamas e capas de disco de punk, hardcore e heavy metal (mistura conhecida como crossover).

Faz estampas para marcas de surf e skate e algumas de suas telas podem ser vistas na galeria Choque Cultural. É também vocalista das bandas Presto? e R.H.D.

ZINISMO: É difícil falar de seu trabalho e separar a música da arte, como você começou em cada uma dessas atividades e como essas atividades convivem entre si?
DANIELONE: Pra mim a música é um meio de informação muito forte. Quando eu era moleque eu devorava os LP´s, pirava nas artes, lia as letras e traduzia quando era em inglês. Além disso, olhava nas listas de agradecimento pra conhecer outras bandas, o que antes da internet era o melhor meio de conhecer bandas hahaha. E eu sempre fiz artes pras bandas, logos, capas, cartazes etc... Foi uma puta escola pra mim.



ZINISMO: Em seu trabalho percebo uma influência (do artista americano) Pushead. Você citaria a influência de quais artistas além desse?

DANIELONE: Sem dúvida quando eu vi as artes do Pushead aquilo mudou a minha vida hahaha. Aliás, eu tenho uma foto de 93 que tá eu e meu irmão com camisa do Metallica do Pushead. Todo mundo que cresceu na década de 80 e começo dos 90 sabe que na época quanto mais agressivo, mais nojento, melhor! No shape, na camisa, na jaqueta e nos quadrinhos. A mulecada queria “cavera” vomitando, aranhas, teia, explosão, essas coisas caóticas, hahaha. Eu sempre pirei nas artes do Jim Philips, nos quadrinhos de terror, nas paradas do Marcatti, na revista Animal, Thrasher, nos shapes do Billy Argel... É uma pena que a maioria da mulecada hoje em dia nem sabe o que é isso.




ZINISMO: Quais técnicas você prefere? Muro, tela, papel ou shape?

DANIELONE: Eu gosto de todas, mas no papel pra mim é onde dá pra fazer as paradas mais detalhadas, com mais calma. Eu costumo dizer que um papel canson e uma caneta nanquim já me deixam feliz.



ZINISMO: Como você visualiza a cena da música e das artes independentes no Brasil e São Paulo?
DANIELONE: Comparada com Estados Unidos e Europa tá engatinhando ainda, mais não dá nem pra comparar porque os caras tem muito mais bala. Mas tá crescendo bastante, tem cada vez mais galerias, mais picos de show, mais canais de comunicação etc... Mas eu acho que tem pouco colecionador de arte no Brasil e a maioria dos artistas é duro e não tem dinheiro pra comprar as artes dos “broders”, nos gringo eu tenho a impressão que é meio que auto suficiente, os artistas compram as obras dos outros artistas. No Brasil, acho que por ser um país em que praticamente não tem classe média, é tudo 8 ou 80. Ou você faz uma parada popular que se encaixa no mercado e ganha uma puta grana ou você faz uma parada underground, fora do padrão e ganha merreca ou porra nenhuma.




ZINISMO:Fale dos trabalhos e eventos que participou e que lhe renderam mais satisfação:

DANIELONE: O final do ano de 2008 foi bem legal pra mim, rolo a exposição bits na Coletivo galeria que foi muito loca porque rolou vários shows e workshops. A expo bumbarte também onde eu e uma galera pintamos peles de bateria e a expo ilustradores na choque cultural.



ZINISMO: Fale o pouco sobre sua banda, e afinal: O que significa Presto?
DANIELONE: O Presto? começou em agosto de 99 e foi a banda que a gente fez depois que nossas bandas antigas acabaram e a gente queria continuar tocando. Apesar dos pesares tamo aê tocando até hoje. Presto? vem de prestar, é uma pergunta, eu presto?... Acho que não, hahaha.

ZINISMO: Percebo que o skate está presente tantos nos motivos de suas ilustrações como no suporte (pintura sobre shapes). Fale um pouco sobre essa influência e sobre a arte que envolve essa cultura.
DANIELONE: O skate é um esporte que envolve várias culturas, desde o skate punk ao rap, graffiti, arte, sempre andaram lado a lado. Acho que quase todo mundo que é envolvido nessas paradas começou com skate. As primeiras paradas de graffiti e arte que eu vi e li eram em revistas de skate, antes de existirem revistas de graffiti e arte underground. E fora que as pistas de skate eram sempre forradas de graffti. Acho que os primeiros graffitis bem feitos em termos de letras e personagens foi na finada pista Prestige na Lapa.




ZINISMO: Recentemente você participou da exposição Ilustradores na galeria Choque Cultural e seus trabalhos formaram um dueto com o ET (também músico e desenhista). Fale sobre esse Crossover:

DANIELONE: Pô foi muito foda!!! Porque eu e o Etê temos a mesma pegada de desenho e fomos influenciados pelas mesmas coisas. Foi loco porque agente ficou um dia inteiro pintando uma sala lá da choque só trocando idéia das bandas, dos shows... Levamos vários cartazes antigos pra colar na parede, eu fazia umas paradas na parede dele e ele fazia umas paradas na minha, até pintamos um quadro meio a meio, “mezzo alicce mezzo muzzarella”, hahaha... E engraçado que nós dois chamamos Daniel e somos descendentes de italianos, eu sou Cacciatore Angelucci e ele é Pacetta Giometti: Pura máfia...hahaha.



ZINISMO: Para finalizar fale sobre seus projetos musicais e artísticos para 2009:
DANIELONE: Ah num tem muito projeto não, o que aparecer nois tá fazendo.Tamo ai remando contra a maré sem deitar o cabelo, hahaha . Valeu Grão pelo espaço, qualquer coisa liga nóis.

Para conhecer mais do trabalho gráfico ou musical de Danielone, confira os links:

Artes gráficas:
http://www.flickr.com/danielone
http://www.myspace.com/brutalmundocao

Música:
http://www.youtube.com/user/rhdcrossover
http://www.myspace.com/paunasualontra

Videos de Danielone:





Presto:


RHD Crossover:


4 comentários:

  1. Muito style, Grão! Bela entrevista.

    Parabéns!

    ps. muito legal ele citar a Prestige...

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo seu trabalho gostaria de um desenho de uma santa aparecida em graffite se tver como fazer pra mim ficarei grato estarei tatuando meu email fernando.sima@bol.com.br grato .

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!