terça-feira, 20 de julho de 2010

MECHANICS EM PORTUGUÊS


Essa não é uma resenha do novo álbum do Mechanics, que se chama "12 ARCANOS" e acaba de sair do forno, via Monstro Discos. A resenha propriamente dita estará nas páginas da próxima edição da revista +SOMA. O que segue é uma "entrevista de uma pergunta só" com Márcio Jr, vocalista da banda, sobre a decisão de compor e gravar esse novo disco em português, fato inédito na carreira do Mechanics (ok, com exceção da clássica "formigas comem porra" e talvez alguma outra música que eu não lembre agora, mas 99% da obra é em inglês).

Assim, cabe a pergunta: e aí Márcio, por que decidiram adotar o português agora?

"O lance - como imagino que já tenha te falado em outro momento - é que o inglês sempre foi uma língua mais intuitiva pra mim. Isto é, quando moleque eu não tinha fluência em inglês, então, toda música que eu ouvia neste idioma chegava (pra mim) de uma forma mais subjetiva. Ao invés de decodificar imediatamente a mensagem das letras, eu acabava intuindo o que estava por ali. A voz acabava virando mais um instrumento dentro da música - tanto que, se você prestar atenção, o Mechanics nunca usou a formatação de vocal na frente em suas gravações. Era por isso que na esmagadora maioria das vezes eu escrevia em inglês - mesmo depois de ter algum domínio do idioma: eu estava interessado nessa abordagem mais impressionista da música, na atmosfera que era gerada por ali. Pra você ter ideia, as 'canções' do Music for Anthropomorphics existiram ao vivo por muito tempo no famoso embromation. Só depois de definir tudo a partir do Zimbres que elas passaram a ter letras de verdade.

Já no 12 ARCANOS, o desafio era mudar a abordagem. Agora, a coisa seria mais expressionista. Em português, a racionalização é imediata. Então, a mensagem seria mais direta. É um disco mais direto (ainda que infinitamente torto, hahaha). E isso é algo que ainda não havíamos feito na história da banda (que já contabiliza quase 16 anos). Dentro daquele mote de manter a banda relevante pra si própria, a experiência agora seria compor em Português, que é algo absolutamente diferente de se compor em inglês. Por isso o lance dos arquétipos, das cartas, da arte do Lauro (que é absolutamente expressionista) e por aí vai. No próximo disco, não sei como vai ser e ainda não estou preocupado com isso. Mas com certeza deve ser bem diferente do 12 ARCANOS."

Tá explicado?

...

Um comentário:

  1. Nuss!!! Fiquei curioso agora! A explicação do Marcio é no mínimo extigante, e sem dúvida, a lingua portuguesa é algo tão complexo (em termos de cojugações verbais e concordâncias) que é um grande desafio, além do que, esse lance da "menssagem mais direta" faz total sentido!

    PS: Mais uma puta entrevista "de uma pergunta só"!

    PS2:Falando em entrevista..... Zina aí mano!!! (Pa bom ente mei pala bas)

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!