quinta-feira, 5 de agosto de 2010

RAEL BRIAN - EXPO RAIVA ESPIRITUAL – EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ (SC)

expo

Amanhã a tranquilidade da pacata cidade de Balneário Camboriú será abalada pela fúria de Rael Brian Rau. O skater, músico e artista plástico de 22 anos, natural de Brusque (SC), leva sua Raiva Espiritual para a Galeria Municipal de Arte FCBC.

Colagens “sujas e perturbadoras”, como bem definiu Kauê Garcia (artista plástico e o homem colagem!), dão tom a expo, e voz a mente de Rael, que já é apontado como uma revelação nesse novo cenário de arte nacional. Muita influência de skate, punk rock, Sesper, Carlos Dias e Raymond Pettibon, formataram o estilo agressivo e cheio de sinceridade.

A maturidade e evolução de Rael, que produz suas obras desde 2005, podem ser conferidas nessa exposição. Além disso, Rael ainda mostra sua faceta músico, já que o Beyond Trash Wall, banda onde o próprio empunha a guitarra e grita com raiva, faz um pocket show para animar e dar o clima ideal à sua Raiva Espiritual.

Ao melhor estilo Marcelo Viegas, conversei com o Rael, e agora segue mais uma da série: “Entrevista de um pergunta só” (já é um “crássico” do Zinismo!)

Zinismo: Sua obra tem uma agressividade que combina mais com uma megalópole como São Paulo do que com a realidade um pouco mais amena de Brusque (SC). Esta agressividade é resultado do envolvimento com o Punk Rock e com o Skate?

Rael Brian: Total. Se não fosse os dois eu não estaria nessa hoje. O punk rock e o skate me ensinaram muitas coisas, a principal é o DIY, que não se precisa estudar e ter uma técnica sei lá, “acadêmica”, pra fazer música e arte. Basta fazer com o coração na boca, saca? Como se fosse o último dia do mundo... Um bagulho sincero, e que se foda o resto! Tem muita gente que fala para eu mudar meu estilo e lalala, porque nunca vou poder viver da arte assim com essa sujeira toda... Mas mano, quero que se foda, faço a parada do meu jeito e o resto que se dane...

Morar aqui em Brusque é foda, cidade pequena, 100 mil habitantes… Pensa no que rola... Aí tenho que direcionar isso pra alguma coisa, pra arte, fazendo música, fotografia, skate...



A dica está dada! E não duvido nada de que o Rael ainda cole na fita de skate, mandando os seus já famosos Boneless!

Zinismo Recomenda!

rael_boneless foto por: Vitor Ebel

Exposição "Raiva Espiritual"
RaelBrian
Abertura: 06 de agosto de 2010 (sexta-feira)
Horário: 20h e 30 min
Local: Galeria Municipal de Arte
Rua 2412, n 111, Centro - Balneário Camboriú
Período da exposição: 09 a 27 de agosto de 2010
Pocket Show: Beyond Trash Wall

3 comentários:

  1. O transgressor Rael! Figuraça, gente boa, bom gosto.

    Sucesso na expo!

    ResponderExcluir
  2. Ontem, por volta das 16:00 o Rael me mandou um email dizendo que os caras da galeria estavam brigando entre eles. Alguns mais conservadores queriam "censurar" algumas de suas obras por conta de umas fotos de vaginas, como se buceta e outros genitais fossem algo proibido ao humanos, mesmo tendo todos nós saídos de uma!
    Isso antes mesmo da abertura da exposição!
    Cá entre nós, eu sou partidário de que essa polêmica só mostra o quão bom é o cara, afinal agredir é a intenção, né?!?!

    ResponderExcluir
  3. amei as suas obras cara
    muito criiativas
    são simples pertubadoras e agressivas

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!