quarta-feira, 27 de outubro de 2010

FLÁVIO GRÃO - CONCRETO


Lançado em parceria com a editora Ôrganiza,
Concreto é o mais recente zine/livreto de Flávio Grão e segue a mesma tendência do Manufatura, seu trabalho anterior. A ausência de palavras vincula cada vez mais mensagem à forma, neste caminho, o conteúdo é passado através de uma mistura de diversas colagens com seus inconfundíveis traços nos quais se liquidificam influências de Escher, Crumb e até Lourenço Mutarelli. No fanzine, toda a arte remete às construções do centro velho de São Paulo nas suas configurações mais originárias e aos seus diversos transeuntes do presente e do passado. Tanto a arquitetura como os indivíduos são elementos fixos e ao mesmo tempo dinâmicos da trama.

Este texto pictórico não permite que a realidade seja fragmentada, os personagens e o todo são mutuamente dependentes, a arquitetura e a história são construídas pelos indivíduos que acabam adquirindo as marcas de seus construtos, em outras palavras, a cidade de Flávio Grão é “o que são” e “o que fazem” seus transeuntes dinâmicos e pensantes, dependentes uns dos outros. Ilusoriamente, a realidade pode parecer fragmentada em muitas faces, diversos locais, estilos, sexos, idades e rotinas, mas na verdade, todos se formam e se influenciam por algo muito maior, complementar e concreto.

Impresso em vergê, cada exemplar do Concreto vem com uma arte diferente na capa em papel vegetal, tem tiragem limitadíssima e é numerado manualmente.

Zinismo recomenda!

Obs: Para saber mais sobre o Zine Concreto e outros trabalhos de Flávio Grão basta acessar sua entrevista para Punknet através deste link.

4 comentários:

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!