quinta-feira, 14 de outubro de 2010

SOBRE OS LEITORES

Por Marcelo Viegas

Leitores não são clientes.

Leitores são amigos. São confidentes. São amantes. São motivos. São inspiração. São juízes. São críticos. São sinceros (ou não).

Há também aqueles que são inimigos. Como na música do Cólera, “te dão a mão só pra empurrar”. São os haters, pessoas que destinam toda sua energia e tempo para pensar o lado negativo das coisas.

Mas deixemos os haters pra lá...

Falemos dos leitores-amigos. Dos que estão do lado de lá: que pode ser tanto do lado de lá do computador quanto do lado de lá do planeta! O mundo ficou ainda menor com o advento e a popularização da Internet. E isso, obviamente, interferiu diretamente no perfil do leitor.

Hoje, o que temos, é o leitor participativo, agregador, presente. Ainda que concorde com André Comte-Sponville sobre o caráter literário de toda e qualquer carta (em detrimento da pobreza do e-mail), não é menos verdade que a Internet aproximou o escritor dos seus leitores. Não nego que antes também era possível escrever para seu escritor favorito, mas não era tão simples, rápido e acessível quanto hoje. Basta um clique. Basta ter o que dizer. Basta fazer um comentário*.

Esse feedback instantâneo é uma dádiva! Quantos grandes escritores não sofreram com a angústia do julgamento? Mas ainda, com a espera da angústia do julgamento... Porque é sim importante agradar, é sim importante saber o que os outros pensam, é importante sim alcançar a alma daquele que lê seu texto. Ou despertar a raiva. Ou a tal da “opinião contrária”. Qualquer coisa, menos a indiferença.

Nesses dois anos do blog Zinismo, tivemos muitos posts que ganharam mais sentido, vida e completude graças aos comentários que suscitaram. No diálogo com os leitores do blog, ou mesmo no diálogo entre os membros do blog, ideias foram discutidas, contestadas, ampliadas. Para usar um velho slogan, cuja fonte não revelarei (quem sabe alguém desvende nos “comentários”), “movimento de ideias, ideias em movimento”.

Porque um blog não é uma obra finalizada, é uma obra em construção. E os leitores colocam também – quando querem, podem ou devem – a mão na massa.

Leitores não são clientes. Leitores são co-autores.



* Mas que fique claro: não troco a mais simples das cartas pelo mais rebuscado dos comentários. Isso porque sou da geração do papel. Entendo que esse apego vem do costume, da tradição. O garoto que já nasce na frente do computador não dá a menor bola pro carteiro. E é natural que seja assim.

...

18 comentários:

  1. ENSAIO...movimento de ideias/ideias em movimento.
    Belo texto Viegas!

    ResponderExcluir
  2. chapei! bela análise! Acho que é exatamente esse ponto de vista e esse movimento de ideias em movimento que deixam o Zinismo com cara de Zine mesmo, ainda que digital, mas Zine de alma!

    ResponderExcluir
  3. A Jade é dessa nova era da internet, tem 3 anos e já sabe até os termos usados, mas também adora um papel e apesar de não saber escrever faz uns garranchos acompanhando as linhas. há alguns dias ela até escreveu um bilhete pra mim... achei o máximo. ela conhece o carteiro sim...

    sempre passo por aqui e gosto muito.

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Paula!

    Espero que a Jade pegue gosto mesmo pelo papel. Quem sabe não teremos, em alguns anos, uma nova escritora, fanzineira ou artista...

    Beijo pra vc, beijo pra Jade e abraço pro Daniel, porque sou "sujeito hómi"! hahaha

    ResponderExcluir
  5. Parabéns...Zinismo é realmente um bom blog, nesse mar digital.

    ResponderExcluir
  6. AMÉM.
    Leitores são também os futuros autores.
    Veja nós!

    ResponderExcluir
  7. Kct, como passou rápido. Parabéns a tds, em especial pro Grão q foi meu vizinho de prédio.

    ResponderExcluir
  8. Salve geral: Dóglas, Vinicius, Sno, Tribunow e Provos Brasil!

    Agradeço a visita e as palavras.

    Cheers
    Viegas

    ResponderExcluir
  9. Sem dúvida é a presença dos leitores é que dá sentido ao blog, e como foi bem colocado, muitas foram as vezes em que os comentários enriqueceram absurdamente os posts!
    E mesmo os "haters" com seus ataques, nos fazem pensar e repensar nossos textos.

    Belo texto!

    ResponderExcluir
  10. leio periodicamente o zinismo...
    mas não posto aqui pq. nunca consigo...
    dessa vez consegui?
    abraço dudu.

    ResponderExcluir
  11. Dudu Pinheads! Uau! That's a fucking honor!

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!