terça-feira, 28 de dezembro de 2010

COLOQUE MOBY NA SUA TRILHA


Atenção cineastas e videomakers independentes: você pode colocar músicas do Moby na trilha da sua produção sem pagar nenhum centavo. Isso mesmo, camarada, Moby na trilha do seu filme, com liberação do próprio, e de graça.

Na verdade, trata-se de uma não-liberação, se tomarmos ao pé da letra. Explico: o músico criou um site, chamado MOBYGRATIS.COM, no qual disponibilizou cerca de 150 músicas para utilização gratuita em produções independentes. O cineasta interessado cria uma conta no site, e manda um email pedindo autorização para usar a música. Se não receber resposta em 24h, a utilização está liberada. Por isso disse que é uma não-liberação. Segundo Moby, essa foi a maneira - curiosa - encontrada para agilizar o processo. Sem a burocracia de precisar ler, analisar e responder cada email, o "Ok, pode usar" vem pelo silêncio. Se não tiver resposta, tá liberado!

...

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

DOMINAÇÃO DO MUNDO 101 - A INFORMAÇÃO PÓS WIKILEAKS

Chegaram as festas de fim de ano e com isso a imprensa mundial esqueceu um pouco da Wikileaks, uma base de dados recentemente descoberta por algum reporter que finalmente prestou atenção nos editoriais sobre informática onde não só a Wikileaks, mas milhares de base de dados semelhantes sempre são assunto.

Até três semanas atrás, se eu falasse com alguém de fora da "cultura hacker" (por falta de uma denominação mais adequada) sobre "base de dados hacker" como a Wikileaks, ninguém faria ideia do que eu estava falando, mas agora...
Tá na moda, né?

É óbvio também que o site bombou nessas últimas semanas, mas se algum mané entrou numas de achar a wikileaks no ordinário endereço "wikileaks.com", encontrou a seguinte imagem:
É claro que uma base de dados mantida e consultada por pessoas que pensam de forma binária, ou talvez hexadecimal, cheios de 0's e 1's ou 000's e 256's , quase como clones do Neo (ou da Trinity), não estaria hospedada sobre um domínio público de fácil acesso! Há tempos, desde quando eu comecei a fuçar nessa wiki hacker, nos meu favoritos sempre constou o endereço: http://213.251.145.96/ (a verdadeira Wikileaks).

Embora a fama conseguida na imprensa deixou claro que os documentos expostos pela wiki são de tamanha importância (a ponto de prenderem o dono do "domínio" por crime sexuais, ou no caso, falta do uso de preservativo, na Suécia, o mesmo país paga pau de americano que destruiu o Pirate Bay, lembram do Spectrial? ), o fato é que tem tanto material por lá, que sozinho, você vai levar uns 10 anos pra ler tudo! Isso se o site durar mais dez anos!

Pensando no caso de você sofrer de Síndrome de Napoleão, ou mesmo querer bancar o Ozymandias e reviver a vida de Alexandre, O Grande, ou ainda, quem sabe, entender o que é a Matrix, vou disponibilizar aqui 70 outras bases de dados hackers com documentos semelhantes, ou os mesmo documentos que estão na Wikileaks!

Nota: Não há muito sobre espionagem como na Wikileaks. O site americano que fez essa coletânea buscou por bancos de dados com informações relevantes para a simulação da vida no planeta Terra, ou um programa como a Matrix. As bases de dados mantém informações sobre o clima, saúde, economia, finanças, transito, forças armadas, etc, mas juntando tudo na mão do Cérebro (aquele, amigo do Pink), seria uma bomba!
O ZINISMO não se responsabiliza pela forma que você vai usar essa informação!
Somos apenas a favor da liberdade de expressão e do acesso à informação!


Dominação do mundo 101 - 70 databases to rule the world!



E como diria o Nas: If i ruled the world....

2011



Um passo adiante.
Superação e saúde para todos!
Feliz 2011!

domingo, 26 de dezembro de 2010

PARA FAZER A VIDA MAIS FELIZ

Às vezes basta uma música. Não é pedir demais, né? Pode ser daquelas de 3 acordes e 2 minutos, ou uma pérola pop-rock-suingada de 5 minutos como a que segue logo abaixo, e que está fazendo meu Natal muito mais feliz. Que 2011 seja assim, repleto de canções que fazem nossas vidas muito mais felizes.

Feliz 2011.

Um abraço do amigo
Marcelo.

ps. e muitas boas vibrações emanando da garganta e da guitarra do nosso amigo George...



...

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

EVERYTHING OFF BEAT RADIO SHOW - ESPECIAL DE NATAL


Este especial de natal com todas as vertentes do ska de todo o globo foi ao ar no dia 19/12/2010 no programa de radio Everything Off Beat Radio Show ligado ao selo Jump Up! Records. Com mais de 20 anos de existência,o programa hoje é transmitido pela WLUW-FM 88.7 de Chicago.

Confira:



BOAS FESTAS!!! FELIZ 2011!!!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

CINEMA ITALIANO PARA INICIANTES

Terceiro teaser da entrevista de Fabio Massari para a revista Outro Estilo, e nesse trecho o Reverendo lista 3 filmes italianos para iniciar alguém no assunto. Confira:

Fabio Massari para Revista Outro Estilo teaser 3 from OutroEstilo on Vimeo.



...

A ARTE NA RUA

A essa altura do campeonato, todos já devem ter ouvido falar da polêmica e algo fascista política de proibição aos artistas de rua iniciada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Sem entrar no mérito específico da lei, que parece proibir "apenas" as doações, mas tendo em vista que as artimanhas das leis permitem alcançar fins não mencionados através de meios aparentemente inofensivos (ou menos ditatoriais, talvez), o fato é que os artistas de rua tomaram as ruas para protestar. E protestar, às vezes, também é fazer arte.

O amigo da casa Mauricio Adachi acompanhou a manifestação do dia 20 de dezembro, na Av. Paulista, e mostra como foi através desse vídeo logo abaixo:

A ARTE NA RUA from Mauricio Adachi on Vimeo.



...

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

"UM GRANDE MOMENTO LADO B"

Visita insólita nos estúdios da MTV, durante uma gravação de Lado B. Confira no segundo teaser da entrevista de Fabio Massari para a Revista Outro Estilo. Edição do mago Renato Zokreta, "the one and only".

Fabio Massari para Revista Outro Estilo teaser 2 from OutroEstilo on Vimeo.



...

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

AVISO FINAL 20 ANOS - EDIÇÃO ESPECIAL



Não precisamos dizer que o ZINISMO é fã do fanzine AVISO FINAL.
Quando nós fizemos nossos primeiros e inexperientes fanzines há treze ou quatorze anos, o zineiro Renato Donizete já estava na batalha com o AVISO FINAL há mais de cinco anos, batalha esta que continua até hoje.



Difícil mensurar o quanto um fanzine como este fez e faz pelo punk, hardcore e a "cena alternativa" em geral.

O que começou com a nobre missão de resgatar as antigas bandas da região (ABC paulista) tornou-se uma referência no fanzinato nacional, extrapolando o fanzine de papel, através de shows, coletâneas de bandas, encontros de zineiros e muito mais.



Agora, o incansável Renato lança a edição especial de 20 anos, um catálogo com todas as capas do fanzine, uma história ilustrada dessa missão que esperamos que dure ainda mais.

Longa vida ao AVISO FINAL e saúde e sabedoria ao Renato Donizete. Caras como este, que sobrepujam o ego pela causa, fazem toda a diferença.

ZINISMO RECOMENDA!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

MASSARI NA REVISTA OUTRO ESTILO

Fiz um entrevistão com o Fabio Massari pra revista Outro Estilo #04, em janeiro nas bancas. Confira o teaser logo abaixo.

Fabio Massari para Revista Outro Estilo from OutroEstilo on Vimeo.



...

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

LANÇAMENTO - LIVRETOS EDITORA ÔRGANIZA - MULTIPLO



De julho à outubro deste ano rolou no Pavilhão da Cultura Brasileira, no parque do Ibirapuera a Mostra Transfer de arte urbana.

Uma das atrações desta mostra foi o espaço da Editora Ôrganiza. Este espaço, coordenado pelos artistas Bruno Kurru e Renan Gaze tinha como objetivo receber artistas para uma vivência que possibilitava através dos equipamentos presentes a produção (in loco) de livretos autorais, artesanais e de baixa tiragem.

No total, participaram do projeto, 23 artistas, dos mais variados estilos e linguagens. Parte desta produção limitadíssima estará disponível a partir de sábado na loja Múltiplo - arte reprodutível, e mais, este dia será uma rara oportunidade de poder trocar idéias sobre as produções com os próprios autores.

Segue a lista dos artistas envolvidos:

Rimon Guimarães
Walter Tinho
Fabio Bitão
Whip
Ciro Schu
Lobot
Amancio Chiodi
Wagner Pinto
Daniel One
Guto Lacaz
Thais Ueda
Lucas Cabu
Buia Buia
Bia Matuck
Coletivo SHN
Dimas Forchetti
Zansky/Base V
Flavio Grão
MZK
Fabio Zimbres
Felipe Ruido

Neste link você confere informações da minha produção neste projeto.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

SEGUNDA SUPERCHUNK

Para começar a semana em grande estilo, uma seleção de clipes e vídeos do Superchunk. Have fun!

Superchunk - Crossed Wires (Acoustic) from Merge Records on Vimeo.





Superchunk - Majesty Shredding from Merge Records on Vimeo.



Superchunk - Cast Iron / The First Part from Merge Records on Vimeo.



















...

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

ANOS GRUNGE

Ah, o grunge...

O que seria da década de noventa sem o grunge? Sem Nirvana, Soundgarden, Pearl Jam, e toda a banca de Seattle? Sem o Check your Head do Beastie Boys? Sem o Buffalo Tom? Sem Mtv?

Acho que vivemos alí a última revolução cultural de massa numa época pré Internet. O pior é que nós brasileiros, só não ficamos uns 30 anos atrasados nessa revolução graças ao Collor e ao Roberto Marinho, ou seja, pela primeira vez acompanhamos tudo simultaneamente graças à TV à cabo. Bem, pelo menos quem tinha acesso à TV paga nessa época, mas enfim, o papo aqui é outro mesmo!

A já citada Mtv, que acabara de se tornar parte da gigante Viacom, lançava mundialmente o canal Nickelodeon, destinado ao público infantil e adolescente. Depois o canal acabou ficando bem infantil, mas em tempos de grunge, a emissora irmã da Mtv dava espaço para programas mais voltados aos novos roqueiros de 15/16 anos e suas camisas de flanela xadrez!

Foi assim que surgiu "The Adventures of Pete and Pete". Uma série bem humorada e com uma narrativa surreal que contava a história de dois irmãos, Big Pete Wrigley (Mike Marronna) e Little Pete Wrigley (Danny Tamberelli). Era tipo uma mistura de Os Simpsons com Wonder Years (Anos Incriveis). Aliás, falando em Simpsons, "As Aventuras de Pete e Pete" eram situadas em uma cidade chamada Wellsville, mas o estado nunca foi revelado e o fato é que assim como existem umas vintes Springfields em diversos estados americanos, também exitem umas vinte Wellsville em diferente estados americanos, só pra deixar bem claro a influência de Matt Groening nos criadores de Pete e Pete, Will McRobb e Chris Viscardi.

Além dos Pete's, a série ainda tinha personagens geniais como Artie, o homem mais forte do mundo, Ellen a quase namorada do Grande Pete, a mãe que tem uma placa na cabeça que afeta as ondas de rádio, um pai maluco, Papercut, um garoto especialista em origami e arqui-inimigo do Pequeno Pete e a mais non sense personagem do seriado que tinha direito à crédito na abertura, Petúnia a bela dama tatuada no braço esquerdo do Pequeno Pete que volta e meia aparecia dançando nos episódios, como num strip bar for kids!
petuniaPetunia

Pete e Pete era muito roqueiro! E nem dava pra não ser roqueiro entre 1993 e 96, período que durou a série, embora tenha sido reprisado até 99!

Na verdade, Pete e Pete era muito Grunge!!! E claro, usavam camisas de flanela xadrez! Mas isso não é nada, comparado ao fato deles serem vizinhos do Iggy Pop, ou melhor, Mr. James Pop MeckLenberg, o pai de Nona, a melhor amiga do Pequeno Pete!

E se o vovô Iggy não é suficiente para provar o roqueirismo dos Pete's, então saiba que durante os três anos da série, outros rockstars deram pinta nos episódios. Gente como Debbie Harry, Juliana Hetfield (na época em clima de romance com Evan Dando), LL Cool J, Lucious Jackson (tocando no baile da escola) e o melhor vendedor de sorvete da televisão: Michael Stipe!

Isso sem falar em Polaris, banda que Mark Mulcahy montou especialmente para a série e compôs um dos melhores temas de abertura de todos os tempos, a faixa Hey Sandy, essa do vídeo ai embaixo!

Bom, na gringa tem os dvd's das três temporadas, mas não sei dizer se tem aqui em terra brasilis. Numa busca rápida achei quase tudo no Youtoba, mas sem legêndas. De qualquer maneira, se você assistia e sentiu saudades, ou se você não conhece, não custa nada dar uma sapiada. Garantia de boas risadas, boa música e além disso, nostalgia é a melhor das drogas!
pete and petePete and Pete

Mr. James Pop MeckLenberg


Agora eu vou assitir Kablam!

Ah! E antes que me perguntem... é melhor que Lost!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

LOJA DE INCONVENIÊNCIAS - GÓTICO

Depois do sucesso do original "Loja de Inconveniências", a TV Quase lança mais um da série: "Gótico". Coisa fina!



...

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

30 ANOS HOJE
























John Winston (Ono) Lennon
09.10.1940 - 08.12.1980

Peace, John!

...

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

[ from ] - O PLAY DE COVERS DO ÄSTERDON


[ from ] não é o novo disco do ästerdon. Aliás, [ from ] quase não é do ästerdon.
Confuso? Nada disso, é simples na verdade: [ from ] é um EP de covers, feito pelo ästerdon.

São três covers, mas que poderíamos chamar de versões, porque apresentam mudanças significativas em relação aos originais. Klaxons, Pin Ups e Vincebuz.

Bandas com estilos bem diferentes, e as gravações também ocorreram em datas e locais distintos, entre os anos de 2005 e 2007. A formação que gravou esses sons é a mesma do “... and it starts”, ou seja, Punkinho (guitarra), Viegas (voz), Viola (batera) e Idéia (baixo).


Como esses covers/versões estavam meio perdidos por aí, tanto em armários quanto em HD’s, a banda decidiu juntá-los e transformá-los num EPzinho virtual de covers. [ from ], em resumo, é isso.

E aqui está.
O EP abre com Klaxons e o hino new rave “The Bouncer”. Aquela música que fala de “nomes na lista” e seguranças sem coração. Na verdade, sabe-se que essa música não é nem do Klaxons, é tipo um daqueles casos de autor desconhecido, domínio universal. Portanto, é o cover do cover. Foi gravado em 2007, no estúdio Hellno em São Paulo, com produção de Parteum e Nô (ex-Dead Fish). Teclados, programação e mixagem também foram cortesia do Parteum. Resultado: uma faceta do ästerdon desconhecida até (talvez) para a própria banda.

Na sequência temos Pin Ups, com “It’s Your Turn”, faixa presente no álbum “Lee Marvin”, lançado pela Spicy em 1997. A versão ästerdônica nasceu em janeiro de 2006, no estúdio Sound for Sound, em São Caetano do Sul. A música foi gravada para um tributo ao Pin Ups que nunca saiu. Uma pena, pois o Pin Ups é certamente uma das mais importantes bandas da cena alternativa nacional em todos os tempos. Fica, então, a homenagem do ästerdon, em alto e bom som!

Pra fechar, a gravação mais antiga das três, o cover de “Acelerado Numa Noite Suja”, da banda paulistana Vincebuz. Esse registro aconteceu em 2005, nas mesmas sessões de gravação do “... and it starts”, pois no início a ideia não era um EP “solo” do ästerdon, mas sim um split com o Vincebuz. Não rolou. Mas a versão está aí, para a posteridade.


[ from ], o play de covers do ästerdon
.

DOWNLOAD AQUI!

...

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

FANZINES PARA ENSINAR



Grata surpresa! A Secretaria Municipal da Educação do Município de São Paulo disponibilizou no Caderno de apoio e aprendizagem de Lingua Portuguesa 2010 - sétimo ano- uma unidade que propõe como atividade final a produção de um fanzine.



A sequência didática é bem interessante e tem mais de quarenta páginas. A introdução apresenta definições contextualizadas sobre o que é o fanzine, acompanhada por explicações a respeito dos tipos existentes e temas abordados. Há também reproduções de trechos, capas e até uma entrevista com a zineira Selene Alge (do fanzine Astro Nuvem). O tipo de texto proposto para a produção é a resenha, e para tanto há exercícios de análise de livros, músicas e filmes.



O mais notável porém, é perceber o reconhecimento do potencial existente no fanzine enquanto gênero literário no sentido de possibilitar a capacidade de expressão e a visão crítica de seus produtores.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

IV MOSTRA NACIONAL DE FANZINES


Começa sábado agora (dia 4 de dezembro) a IV MOSTRA NACIONAL DE FANZINES, promovida pela Secretaria de Cultura de Santos. A Mostra terá atividades culturais diversificadas e rolará em dois lugares em Santos, na Gibiteca Marcel Rodrigues Paes e Pinacoteca Benedicto Calixto.

Eu participarei de uma mesa no domingo (dia 05) sobre "Desafios dos editores independentes" com fanzineiros e produtores autorais, ao lado de duas figuras que aparecem volta e meia aqui no ZINISMO: Douglas Utescher do UGRA Press (SP)e Rodrigo Okuyama do fanzine La Permura, além de Lico Mota e Leandro Altafin e Rodrigo Gutstein.

Segue o serviço completo:

Prefeitura de Santos por meio da Secretaria da Cultura (Secult) realiza a programação de eventos em comemoração aos 18 anos da Gibiteca Marcel Paes Rodriques, em parceria com a Associação Amigos da Cultura.

Evento acontece no dia 4 de dezembro de 2010, às 18h, na Pinacoteca Benedicto Calixto, com a abertura da IV Mostra Nacional de Fanzines e Publicações Autorais HQ, lançamento do Catálogo 2010, apresentação de músicas de trilhas sonoras de desenhos animados com o Quarteto Carobandé, e debate com os principais nomes das histórias em quadrinhos no País.

Outro destaque da mostra é a exposição ‘Dossiê Rê Bordosa’ do cartunista Angeli. a programação segue até o dia 12 de dezembro com oficinas, mostras paralelas, debate com editores independentes, cine HQ (filmes com personagens das HQs), Animelan Movie (exibição de desenhos animados e seriados japoneses).

A mostra acontece na Gibiteca Marcel Rodrigues Paes e Pinacoteca Benedicto Calixto. Confira a programação:

4 de dezembro (Sábado)
18h. Pinacoteca Benedicto Calixto
Abertura das exposições ‘Fanzines 2010′ e ‘Dossiê Rê Bordosa’.
Lançamento do catálogo 2010.
18h30. Pinacoteca Benedicto Calixto
Apresentação do Quarteto Carobandé (trilha sonora de desenhos animados).
19h30. Pinacoteca Benedicto Calixto
Debate ‘Futuro das Histórias em Quadrinhos’ com a mediação do jornalista Paulo Ramos (UOL). JAL (criador do HQ MIX), profª drª Sonia Luyten (organizadora do HQ MIX 2010), Celso Menezes (Jambocks), Renato Guedes (Art&Comics), prof. dr. Gazy Andraus, Emílio Baraçal (Zap HQ!), Maurício Muniz (Gal Editora) e Alexandre Barbosa.

5 de dezembro (Domingo)
14h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Oficina ‘Como desenhar Super Heróis’. Quadrinista Eder Messias.
15h30. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Oficina Processos de Roteirização HQ. Emílio Baraçal (Zap!HQ). O editor estará analisando portfólios de desenhistas.
17h. Pinacoteca Benedicto Calixto
Debate ‘Desafios dos editores independentes’ com fanzineiros e produtores autorais. Debatedores: Flávio Grão do blog Zinismo (SP), Douglas Utescher do UGRA Press (SP), Rodrigo Okuyama do fanzine La Permura (SP), Lico Mota, Leandro Altafin e Rodrigo Gutstein, ambos de Santos.

6 de dezembro (segunda-feira)
18h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Cine HQ: ” Persépolis ” – Animação Francesa (2007)

7 de dezembro (terça-feira)
14h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Oficina ‘Como desenhar Super Heróis’. Quadrinista Eder Messias.
18h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Cine HQ: “Renaissance” – Animação Franco-Inglesa (2006)

8 de dezembro (quarta-feira)
18h. Pinacoteca Benedicto Calixto
Exposição ‘A era dos games’ do RC Estúdio, organizado por Cacá Marszolek.
Exposição dos originais do fanzine ‘La Permura’ de Rodrigo Okuyama
19h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Abertura da Exposição 18 anos da Gibiteca
19h30. Cine HQ: Dossie Rê Bordosa

9 de dezembro (quinta-feira)
18h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Cine HQ: “Wood & Stock – Sexo, Orégano e Rock´n´ Roll” – Animação Brasileira

10 de dezembro (sexta-feira)
16h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Oficina ‘Como desenhar Super Heróis’. Quadrinista Eder Messias.

11 de dezembro (Sábado)
12 às 19h. Gibiteca e Pinacoteca Benedicto Calixto
Concurso de desenho
Exposição do Animelan
Exposição de gashapon
Área de card game
Campeonato de Jenga
15h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Oficina de Cosplay. Animelan
17h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Animelan Movie (desenho animado japoneses)
18h. Acústico banda Strafe (anime songs)

12 de dezembro (Domingo)
11h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes
Oficina ‘Como desenhar personagens
de Animê’. Quadrinista Eder Messias.
12h. Animelan Movie (seriados japoneses)

O evento é uma realização da Prefeitura de Santos por meio da Secretaria da Cultura (Secult) em parceria com a Associação Amigos da Cultura. Apoio: Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, MISS (Museu da Imagem e do Som de Santos), Universo HQ, ZAP!HQ e Animelan.

A Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes fica no Posto 5, praia do Boqueirão, em Santos. Funciona de segunda a sábado, das 9h às 19h, e domingo, das 9h às 14h. Tel.: 3288-1300.