segunda-feira, 21 de março de 2011

STINK TOWN - DIRETO DE NATAL DEAD FUNNY DAYS

DeadFunnyDays - Grunge, Guitar e Punk na esquina do Brasil - foto Mariana Moreno

Se existe algo que mesmo o Zinismo enquanto fanzine digital e, mesmo cada um de seus autores individualmentes, podem ser orgulhar desde a época dos zines xerocados, é o fato de nós sempre procurarmos evitar o até natural "bairrismo" do, como gosta de chamar o Viegas, "Sul/Sudeste Maravilha".

Sempre foi assim! É mais fácil principalmente aqui no estado de São Paulo, que todo formador de opinião, articulista, interessado em música e simples fãs, tenham mais acessos à bandas paulistas, ou cariocas, algumas paranaenses e poucas gaúchas.

Mas vejamos, na época do zine The Answer (Viegas/Grão), enquanto todo mundo falava de De Falla, Second Come, Tube Screamers, Pin Ups, The Concept, Concreteness, e talvez no máximo o Low Dream que era de Brasília, o The Answer estava mais focado nos sergipanos da maravilhosa Snooze.

Desde então, é até comum quando nos reunimos perceber que isso ainda é meio o padrão dos articulista do Sul Maravilha. A gente não entende bem, até porque hoje muito dos festivais independentes que rolam pelo Brasil são obrigatórios no Nordeste.

Natal, Maceió, Salvador, Fortaleza é obrigação no circuito e no curriculum de qualquer banda que se preze, mas ainda parecemos manter um desinterese por bandas da região nordeste. Pra alguns figurões que atuam como formadores de opinião, é mais fácil falar de Los Porongas porque é do Acre, que paulista acha que nem existe de verdade, do que falar de The Sinks, ou The Honkers, ou Bugs, ou mais antigamente do Brincando de Deus, do Inkoma (que tinha Pitty no vocal), etc. Talvez por preconceito até, mas infelizmente boa parte da mídia dedicada a música ainda parece manter isso quase como uma regra. Lembre que até o ótimo Switch Stance de Fortal só pegou por aqui porque os caras do Dead Fish faziam quase uma campanha pró Fortaleza Hardcore, mas mesmo assim o povo daqui teve a atitude blazé porque acha que na capital ele já tem tudo que precisa.

Mas como eu disse, aqui no Zinismo, NÃO!

Seria pretensão minha, na verdade é, mas posso afirmar, mesmo sem ter 100% de certeza, que os primeiros "zineiros" do Sul Maravilha a falar de Bugs ou do Fanzine Lado [R] foram os do Zinismo! E mesmo que não tenhamos sido os primeiros, garanto que fomos os que escreveram com conhecimento de causa!

E por isso, esse é mais um post da série:

O NORDESTE É MUITO MAIS ROCK DO QUE A GLOBO MOSTRA PRA VOCÊ!

Prepare sua alma para um impacto fulminate, daqueles que deixarão grandes hematomas! E, mesmo que a câimbra que por ventura dominará seu cérebro te incomode, ainda assim você não vai querer ser curado. Nunca mais!

Mas é mais ou menos esse efeito que Stink Town, o primeiro vídeo dessa retomada dos potiguares do DeadFunnyDays vai provocar em você. Bem, talvez sua praia seja outra e, nesse caso, você vai odiá-los, mas o mais importante aqui, e o grande mérito, é que: Pelo bem ou pelo mal, indiferente você não conseguirá ficar.

E é isso que arte deve fazer. Provocar, incomodar, lhe tirar da zona de conforto e viajar junto na insanidade dos artistas, ou no caso dos psicopatas por trás do DeadFunnyDays.

Pra concluir, portanto, segue o vídeo clipe de Stink Town.
Boa Câimbra!




Ah! E vale lembrar que alguns dos psicopatas do DeadFunnyDays também destilam suas psicoses no Bugs e no Lado[R].

Zinismo Recomenda e ADVERTE: TARJA PRETA - O uso contínuo pode provocar dependência!

4 comentários:

  1. curti a materia, aproveito pra dizer q q versao impressa do zinismo ficou loca, foda o bang!!! como e legal pegar um fanzine fisico!!! to fazendo o meu, e vou mandar pro endereço do viegas depois. abraço pra vcs

    ResponderExcluir
  2. Nada como quarenta primaveras assisti muitas desta banda citadas!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o DeadFunnyDays, valeu pela dica!
    Já apreciava o som do Bugs, mas é surpreendente ouvir os caras fazendo um som um pouco diferente em outra banda.
    Realmente existem ótimas bandas fora das regiões sul/sudeste, com pouca (ou nenhuma) projeção.
    Tem o The Baggios e o Plástico Lunar de Sergipe, o River Raid de Pernambuco, o Zefirina Bomba da Paraíba, os Retrofoguetes da Bahia.
    Enfim, tem muita coisa boa rolando neste Brasil afora...

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!