segunda-feira, 2 de novembro de 2009

NOVA GERAÇÃO DO SKA BRASIL

Por Edu Zambetti

No final dos anos 90 podia-se ler em conceituadas revistas e em outras tantas publicações, várias matérias elogiando e ao mesmo tempo elegendo o ska como o ritmo do verão brasileiro daquela época.



A gravadora Paradoxxx havia mapeado diversas bandas do estilo resultando na compilação Ska Brasil (Skarnaval) levando as bandas participantes a mostrarem seu trabalho por diversas cidades do país numa verdadeira Skaravana de música e diversão...sem contar que algumas faixas desta “third wave” brasileira chegaram a emplacar nas rádios...(leia matéria de 07/01/98 da revista veja)...


Sem dúvida, nem tal compilação, nem tantas outras empreitadas a favor do ska e suas vertentes ao longo destes anos todos o tornaram um ritmo popular em nossa terra...E não vale falar que todo mundo conhece a música “Ska” dos Paralamas, pois a massa chama isto de pop rock, não há consciência do que se trata na realidade.



Hoje, praticamente na reta final de 2009, o mundo virtual nos revela um movimento quase espontâneo acontecendo em torno deste ritmo no nosso país.
Seria o novo Ska Brasileiro?
Haverá o reconhecimento merecido?
Romperá barreiras?
Estará preso aos erros do passado?
Ao invés de responder estas questões como numa tese de boteco, que tal dar uma conferida no que há de mais interessante nesta, digamos, apenas digamos por hora...

...NOVA GERAÇÃO DO SKA BRASIL

Peixoto & Maxado

Peixoto e Maxado Teaser from Felipe Machado on Vimeo.



http://www.myspace.com/peixoto.maxado

São Paulo Ska Jazz



OBMJ – Skabrazooka



http://www.myspace.com/obmjska

Roto Roots



Extra Stout



Brasilites




E que não seja apenas...
O Som do Verão...

2 comentários:

  1. Penso que um problema que há com o ska é de sempre ser associado a estas tais ondas...
    Pois uma onda que vem, vai... né?
    Agora quando o ritmo for considerado pelo que é em si, lembrando que há um contexto de décadas que o sustenta, talvez passe a ser mais respeitado.
    Acho que é isso que talvez venha acontecendo hoje, a maioria das pessoas que ouvem ska conhecem esta história e "escolhem" as bandas que respeitam com base nisso.
    Nessa "onda" dos anos noventa, o lance era a tal "curtição" de verão, mulecagem e tal. Toda vez que uma música nos é apresentada assim, pode apostar que logo, logo a esqueceremos.
    E o mais triste... o ska tem muito a ver com nosso país...

    ResponderExcluir
  2. pessoal sou muito interessado na onda ska no brasil mais naum tenhu muito acesso, sera q alguem poderia me guiar para algumas boas bandas brasileiras no estilo??

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!