sexta-feira, 20 de novembro de 2009

SHOW DE REUNIÃO DO I.M.L.

E eis que o I.M.L., uma das bandas mais importantes do underground brasileiro anos 90, anuncia um show de reunião. O motivo é nobre: comemorar os 20 anos do começo da banda. O show acontecerá nesse domingo, dia 22/11, no Espaço Impróprio (São Paulo, SP). Imperdível!

Um pouco de história

Os mais jovens provavelmente nunca ouviram falar do I.M.L. (sigla que significa Intense Manner of Living). Os caras lançaram demo-tapes que marcaram a geração que acompanhava o cenário independente no começo da década passada, participaram da lendária coletânea "Fun, Milk & Destroy" (Devil Discos, 94) e tocaram nas principais casas e festivais do período, como o JuntaTribo (Campinas) e o BHRIF (Belo Horizonte).

[foto: IML no JuntaTribo]


A formação clássica da banda paulistana era um quarteto, com Paulo (vocal), Xan (guitarra), Cláudio (baixo) e Flávio (bateria). Se você não reconhece os nomes, aí vão algumas dicas: Xan é o mesmo que depois montou o Echoplex, a Bigorna e recentemente o Caballero; Cláudio é o do Diagonal; e Flávio é o batera do Forgotten Boys. O I.M.L. foi o começo da trajetória dos três. I.M.L. que no início chamava-se Hellraiser, e que adotou a sigla numa homenagem ao DRI. I.M.L. = Idiotas, Medíocres e Loucos. O significado e nome oficial, Intense Manner of Living, veio um pouco depois.

Com a evolução sonora da banda, músicas mais lentas e trampadas, sentiram necessidade de uma segunda guitarra. Cláudio ocupou esse posto, e para o baixo convocaram o Marcílio (que depois tocou no Againe). O último show da banda foi em 1995, abrindo para o Shelter. Depois disso mudaram de nome, adotaram Intense. Durou em torno de um ano e meio essa fase. Com algumas mudanças na formação (já sem o Paulo e o Marcílio), montaram o Page 4, cuja sonoridade pode ser conferida na coletânea "Some Songs, Some Places, Some Feelings", primeiro lançamento do selo Submarine, em 99.

Com o fim do Page 4, começa uma nova fase, com cada um seguindo seu próprio rumo. Xan e o Echoplex, Cláudio e o Diagonal e Flávio no Forgotten. Da formação clássica do I.M.L. (que estará reunida para o show de domingo), apenas o Paulo não está com banda. Mas trampa com música: ele tem uma produtora chamada Gato Negro, e é o responsável pela agenda de nomes sagrados do samba de raiz, como Demônios da Garoa, Germano Mathias e Dona Ivone Lara.


[capa e contracapa da demo de 1994, "cultural intersection in a hardcore band"]

4 comentários:

  1. Putz...agora lembrei do cenário anos 90 e também das minhas antigas bandas...snif...

    ResponderExcluir
  2. nos anos noventa a banda tocou por joinville, acho que 92 ou93. até hoje tem seguidores por aqui.
    abraço
    maikon k

    ResponderExcluir
  3. Tô nessa pegada desse show aí!!!
    Porra, os caras são uns monstros tocando, o Xan e o Flávio dá até gosto ver os caras tocando!!!
    O Marcilio é o Mike Watt brasileiro!!!! Lembrando que hoje ele segue com o sensacional Similar, ao lado do Miojo, lenda dos anos 90!!!!

    REVIVAL babe!!!

    ResponderExcluir
  4. Vale ressaltar que o inicio da banda se deu em 1989, por isso o nome HellRaiser,depois sim foi para IML, outros membros foram destaques na banda mas parecem ser insignificantes para alguns, o paulo sempre foi o vocalista e o claudio o baixista.Não desmerecendo pessoas, os proximos integrantes que vieram futuramnte continuaram uma história que realmente muitos não sabem, só mesmo quem viveu sabe a verdade.

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!