terça-feira, 4 de novembro de 2008

O ABC UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO

Por Marcelo Viegas

Chico Buarque sabe das coisas. Ele não emprestaria sua voz e seu renome para algo ilegítimo, não-representativo. Sua presença no documentário “Linha de Montagem” (1983), de Renato Tapajós, quer dizer alguma coisa. Cantar em verso e prosa as cidades do ABC, quer dizer alguma coisa. 150 mil trabalhadores em greve em plena ditadura militar, quer dizer alguma coisa, ainda maior que a presença e a música de Chico, pois é efetivamente o alimento de sua arte. A arte imita a vida.

Restaurado digitalmente e remasterizado, o documentário que retrata o dia-a-dia das greves de 1979 e 1980 na região do ABC Paulista, foi relançado esse ano. Um registro de época valioso, para compreender melhor o papel de vanguarda da classe trabalhadora de São Bernardo do Campo e Diadema, bem como para que as novas gerações conheçam melhor o Lula que vale a pena. O Lula sindicalista, o Lula amado pelos metalúrgicos, o Lula carregado nos braços do povo, o Lula que fazia silenciar o Estádio da Vila Euclides, lotado, absolutamente lotado. O Lula que incitava as massas, o Lula que discursava com cigarrinho na mão, o Lula que desafiava os patrões, o Lula ovacionado. O Lula que deixou saudades. Ah, que saudades do companheiro Lula.

Impossível não se impressionar vendo o 1º de Maio de 79, no Paço Municipal de SBC. Elis Regina no palco, trabalhadores em greve. Era o primeiro grito de um país amordaçado pela Ditadura. Quando, já no fim do documentário, Lula aparece defendendo o início de uma luta política, uma certa tristeza paira no ar: ali morria um líder sindical exemplar, ao mesmo tempo em que nascia um partido meia-boca.

Para os moradores de São Bernardo é especialmente interessante assistir “Linha de Montagem”, para ver a Marechal Deodoro tomada pelos operários (e pelos milicos), a agitação na porta da Volks e o pau comendo na frente do Sindicato. Dá orgulho da história da cidade e daqueles que lutaram para que as coisas fossem um “bocadinho” melhores para todos nós. E dá pra rir bastante com as boas tiradas do perspicaz Djalma Bom, que em certo momento, vendo os seguranças revistando as bolsas dos trabalhadores saindo da Volks, dispara: “Olha lá, o cara pensando que o companheiro está saindo com um carro dentro da bolsa”.

É fundamental não esquecer esse período e essas lutas. É fundamental conhecer nossa história. É fundamental saber que, às vezes, cruzar os braços é necessário. Pois, como diria o finado Chasin, “as máquinas param, germina a democracia!”




Obs. Havia apenas cinco pessoas na sala de cinema. A sala ao lado, passando o importantíssimo “A Casa da Mãe Joana”, estava lotada. Que saudades da consciência de classe...



6 comentários:

  1. Classe, preciso assitir.

    Outro filme que me faz lembrar muito a minha infância no ABC é o "Eles não usam Black-tie", foda!

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. sera que dá pra achar na net???
    to na caça!!!
    e po Grão, lembrou bem o "eles não usam Black Tie"!

    ResponderExcluir
  3. Idea, caso vc encontre coisas do gênero, não custa pedir pra baixar tb o "jango" e o recém-lançado "brizola - tempos de luta".

    is we

    ResponderExcluir
  4. Cara, matutei um pouco (genes mineiros) e voltei a escrever...
    eu tenho uma outra visão do Lula e do PT...

    Na verdade, quanto ao fato do PT ter se tornado um partidão, ou partidinho... Penso que ele cumpriu seu papel sendo radical nos momentos históricos necessários... Não dá para esperar isso dele hoje em dia. Aliás, muitos movimentos radicais acabam por esse caminho, a princípio pela aquela história "entrar no sistema para poder modificá-lo por dentro", depois acaba por ser absorvido pelo mesmo sistema. Vide até o próprio Hammas...

    E quanto ao Lula, só o tempo dirá... e embora ele tenha mantido algumas políticas e feito algumas concessões neo-liberais, penso nele como um puta estadista... que conseguiu devolver os culhões ao nosso país frente ao panorama internacional... e junto com outros presidentes da América do Sul formou uma panela histórica...

    Acho que é isso...rsrs

    abraço!

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!